25 de outubro: 51 anos da Fenafar!
A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) foi fundada em 25 de outubro de 1974 por um grupo de farmacêuticas e farmacêuticos que perceberam a importância de haver uma organização nacional que representasse a categoria nos debates essenciais para a valorização do trabalho farmacêutico, para a defesa da saúde e para o avanço do país.
O Sindifars, desde sua fundação oficial, em 1975, passou ser filiado a Fenafar, o que muito nos orgulha e mais uma vez reafirmamos termos tomado a decisão certa.
Porque afirmamos isto? porque a federação constrói coletivamente, com seus sindicatos filiados, as providências e ações necessárias, nas diversas temáticas, que impactam no trabalho farmacêutico; cumpre papel decisivo no processo de debate que culminou em conquistas fundamentais para a sociedade brasileira, como a constituição do Sistema Único de Saúde, a construção da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, bem como a defesa pela farmácia como estabelecimento de saúde; independente da pauta e agenda do dia, a FENAFAR coloca o trabalho farmacêutico, tanto no aspecto dos direitos trabalhistas e de valorização geral da categoria, seja no setor privado como no público. E atua na perspectiva que, esta participação ativa de agendas do trabalho farmacêutico, não é desvinculada do desenvolvimento nacional, da justiça social e soberania, e que conta com o protagonismo da categoria farmacêutica, organiza nos estados pelos sindicatos, junto a demais categorias, pessoas, instituições, entidades e movimentos sociais e sindicais.
Esta é a toada defendida pelo Sindifars!
Viva a Fenafar! Vida longa à Federação Nacional dos Farmacêuticos! Na sua luta indissociável na defesa do trabalho farmacêutico, pela organização dos sindicatos e da categoria nos estados, do desenvolvimento e da democracia!
Vídeo Fábio Basílio, presidente Fenafar.

