Audiência Pública Alergs: Projeto Integra

Ocorreu no dia 26 de abril a Audiência Pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul que discutiu o projeto Integra. O proponente é o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT-RS).
A atividade na capital gaúcha faz parte de um conjunto de audiências públicas organizadas pelo Projeto Integra da Escola Nacional dos Farmacêuticos, que serão realizadas nas cinco regiões do país, nos meses de abril e maio. Além do Rio Grande do Sul eventos semelhantes serão realizados em São Paulo, Bahia, Amazonas e Goiás.
As audiências públicas têm por objetivo debater com a sociedade e o parlamento o acesso a medicamentos como elemento fundamental do direito à saúde e estratégias para o futuro, identificar as necessidades locais apontadas nas Conferências Municipais e Estaduais de Saúde, mobilizar os atores e as instituições regionais, além de qualificar a participação do controle social para a 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Objetivam, também, o fortalecimento e a defesa intransigente do Sistema Único de Saúde como política pública de resgate da cidadania e do direito social à saúde e uma necessidade premente, neste momento de reconstrução das políticas públicas em nosso País.
O projeto Integra é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) e conta com o apoio da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
Os nossos agradecimentos ao deputado Valdeci Oliveira, ter acatado ser o proponente desta audiência pública. E ao ao deputado Neri, o carteiro pela condução na presidência da Comissão de Saúde e Meio Ambiente/ Alergs.