Piso Salarial: uma conquista do Sindifars aos farmacêuticos!

A categoria dos farmacêuticos, como demais trabalhadores de saúde, excetuando os médicos, não tem garantia de um piso em Lei para o salário profissional. Mas no RS, somos a única categoria da saúde que tem essa previsão em convenção coletiva de trabalho, diante do empenho do Sindifars nas negociações salariais com o setor privado.

Observamos que piso salarial não é teto. Ter um piso salarial na convenção coletiva de trabalho significa que nenhum empregador, do setor privado, pode pagar um salário menor que o estabelecido na correspondente norma coletiva. 

Mas também precisamos pensar nos farmacêuticos que atuam no serviço público (servidores), e que tem seu regramento definido pelas legislação do âmbito de governo a que estão vinculados: municipal ou estadual ou federal. E que em grande parte das vezes têm salários mais baixos se comparados aos pisos definidos pelas normas coletivas que o Sindifars assina com os diferentes segmentos econômicos.

Então, seja para contemplar toda a categoria e mesmo para se ter um valor único de piso, independente de local de atuação, historicamente o Sindifars apoia projetos de lei que propõem o piso salarial aos farmacêuticos, tanto para o setor privado como público. 

Mas quais as possibilidades, desafios e limites da luta pelo nosso piso salarial em lei? Depende diretamente da correlação de forças e interesses pelo interior do legislativo e do acúmulo de pressão por dentro e fora da categoria dos farmacêuticos.

Sistematicamente o Sindifars divulga os projetos de lei e a relação dos emails dos parlamentares, pedindo que os colegas enviem mensagens a eles pedindo pela tramitação e aprovação de piso digno aos farmacêuticos. E pedimos o engajamento dos colegas neste processo.

Essa é uma pauta coletiva e que requer mobilização. Sem mobilização coletiva inexiste força para fazer as disputas necessárias dentre os parlamentares.

Seguimos coletivamente para a melhoria dos valores dos pisos salariais aos farmacêuticos!

Sindifars, cuidando de quem cuida!