Solidariedade ou Apartheid? Lições Aprendidas na Pandemia. Prof. Jorge Bermudez

Que lições podemos aprender com a pandemia de Covid-19? Em resposta a essa pergunta, Jorge Bermudez apresenta-nos uma escolha moral, fortemente apoiada em evidências científicas: o caminho da solidariedade. É sobre esta escolha que trata a presente obra, movida pelas convicções do autor e por sua trajetória profissional como pesquisador e gestor na Fiocruz, além da vasta experiência internacional na Opas e na OMS. Essa participação e sua atuação em diversos projetos fruto do multilateralismo, em apoio especialmente a países da América Latina e da África, contribuíram para as reflexões apresentadas neste livro, sempre apoiadas em sólidas referências teóricas e empíricas e em um profundo humanismo. Ao contrapor solidariedade e apartheid, Bermudez retoma a discussão que tem sido uma constante em seus escritos sobre saúde x comércio, demonstrando o quanto a pandemia ampliou  a desigualdade presente em nossas sociedades, com impacto profundo sobre as populações em situação de vulnerabilidade.

O livro contribui, ao mesmo tempo, para as discussões sobre o Complexo Econômico e Industrial da Saúde, um campo conceitual e de práticas voltadas para assegurar a complementaridade entre saúde e desenvolvimento, através da ciência, tecnologia e inovação, da internalização de tecnologias, da redução da dependência externa e da garantia do acesso universal aos resultados da produção tecnológica. Questão das mais relevantes para o desempenho da missão institucional da Fiocruz, o Complexo Econômico Industrial da Saúde foi uma das principais referências para a parceria entre a instituição, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), com apoio da Opas.

Uma das contribuições resultantes dessa parceria e do Projeto Integra, este livro pode ser visto como obra de referência para o necessário diálogo sobre a integralidade da saúde, o alcance dos objetivos da Agenda 2030 e a solidariedade como princípio norteador das políticas de saúde e de bem estar.

Nísia Trindade Lima,
Presidente da Fiocruz

Link de acesso a Obra