Silvana Nair Leite
Escola Nacional dos Farmacêuticos, Universidade Federal de Santa Catarina. Farmácia Escola UFSC, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Rua Delfino Conti s/n, Trindade. 88040-370 Florianópolis SC Brasil. silvana.nair.leite@ufsc.br
Jorge Antonio Zepeda Bermudez
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro RJ Brasil.
Débora Melecchi
Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Brasília DF Brasil.
Adelir Rodrigues da Veiga
Escola Nacional dos Farmacêuticos, Universidade Federal de Santa Catarina. Farmácia Escola UFSC, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Rua Delfino Conti s/n, Trindade. 88040-370 Florianópolis SC Brasil. silvana.nair.leite@ufsc.br
Ana Liani Beisl Oliveira
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro RJ Brasil.
Artur Custódio Moreira de Sousa
Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Brasília DF Brasil.
Célia Machado Gervásio Chaves
Federação Nacional dos Farmacêuticos. São Paulo SP Brasil.
Fernanda Manzini
Escola Nacional dos Farmacêuticos, Universidade Federal de Santa Catarina. Farmácia Escola UFSC, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Rua Delfino Conti s/n, Trindade. 88040-370 Florianópolis SC Brasil. silvana.nair.leite@ufsc.br
Lidiane Silva Dutra
Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte MG Brasil.
Luísa Arueira Chaves
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro RJ Brasil.
Marco Aurélio Pereira
Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Brasília DF Brasil.
Maria Eufrásia Oliveira Lima
Federação Nacional dos Farmacêuticos. São Paulo SP Brasil.
Moysés Longinho Toniolo
Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde. Brasília DF Brasil.
Ronald Ferreira dos Santos
Federação Nacional dos Farmacêuticos. São Paulo SP Brasil.
Silvânia Dantas
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro RJ Brasil.
Jorge Carlos Santos da Costa
Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro RJ Brasil.
Resumo
A 16ª Conferência Nacional de Saúde demonstrou o interesse do controle social em intervir sobre as políticas públicas a fim de garantir o direito às tecnologias de saúde. O projeto Integra – Integração das Políticas de Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde -, nasce da parceria entre o Conselho Nacional de Saúde, a Escola Nacional dos Farmacêuticos e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) com objetivo de fortalecimento da participação e engajamento social na temática e a integração das políticas e práticas de saúde em diferentes setores da sociedade (movimentos sociais, controle social e profissionais de saúde), tendo as diversas etapas relacionadas ao acesso aos medicamentos (pesquisa, incorporação, produção nacional e serviços) como mote principal, no cenário da pandemia de COVID-19. Oferta-se, neste projeto, capacitação para grupos de lideranças nas regiões de saúde e atividades de grande abrangência nacional e política. Espera-se alcançar o estabelecimento de uma rede intersetorial, integrada de lideranças capazes de atuar colaborativamente para a defesa do desenvolvimento da ciência, das políticas públicas, da soberania nacional e do controle social da saúde.
Palavras-chave:
Assistência farmacêutica; Vigilância em Saúde; Ciência; Tecnologia; Inovação; Controle social
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