Sindifars participa de agendas em Brasília

Na última semana de agosto (27 e 28/8), as diretoras do Sindifars, Célia Chaves e Debora Melecchi, estiveram em Brasília participando de diferentes agendas, em prol da valorização do trabalho farmacêutico.

“Estivemos presentes no conselho de representantes da Federação Nacional dos Farmacêuticos, juntamente com mais 23 sindicatos filiados à federação, para debatermos as finanças do movimento sindical farmacêutico, negociações coletivas e assuntos gerais”, relatou a presidente do Sindifars, Debora Melecchi.

No dia 27/8, à noite, na sede da Fiocruz, em Brasília, as diretoras participaram do painel “Os desdobramentos da 16ª Conferência Nacional de Saúde na Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica e seus impactos na construção do Plano Nacional de Saúde e no Plano Plurianual 2020-2023”. “Cerca de 10% das propostas aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde mencionam a Ciência, a Tecnologia e a Assistência Farmacêutica. Esse levantamento foi realizado pela Escola Nacional dos Farmacêuticos e pela Federação Nacional dos Farmacêuticos. O objetivo do evento foi identificar e relacionar as 10 recomendações prioritárias da Carta do Rio de Janeiro, fruto do 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, com as 331 propostas aprovadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde. A pauta será levada ao parlamento brasileiro para que seja debatida e incluída nos dois planos e demais políticas que o Congresso vai elaborar nos próximos anos”, afirmou Debora.

Já no dia 28/08, as diretoras estiveram no relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Assistência Farmacêutica, uma iniciativa da Deputada Federal, farmacêutica Alice Portugal. Esta frente suprapartidária tem por objetivos discutir o direito da população à assistência farmacêutica de qualidade e à situação das políticas públicas na área, e que perpassa pela valorização do trabalho farmacêutico. “Esse espaço de diálogo é fundamental para que projetos de lei que estão em tramitação sejam debatidos de forma direta entre parlamentares e a categoria”, disse a deputada, Alice Portugal.

Sindifars, cuidando de quem cuida!