Sindifars é eleito para fazer parte da nova mesa diretora do CES-RS

No dia 13/12, realizou-se a posse da mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES-RS), eleita para a gestão 2018-2020, durante reunião plenária ordinária do conselho. O Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars) foi eleito para fazer parte dessa gestão através da diretora da entidade, Irene Prazeres. No mesmo dia, também tomou posse a mesa do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A mesa diretora é composta por um grupo de conselheiros e conselheiras eleitos pelo pleno junto ao novo presidente. Ela é responsável por conduzir as ações e decisões do órgão colegiado, orientando politicamente a presidência com o compromisso de representar o coletivo.

Mesa diretora (2018 – 2020):
Presidente: Claudio Augustin (CUT);
Vice-Presidente: Itamar Silva dos Santos (FETAPERGS);
Irvalete Guimarães de França (FGSM);
Milton Domingues Brasil – (FETAG);
Irene Porto Prazeres (SINDIFARS);
Tuane Vieira Devit (CRESSRS);
SES/RS – Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

“A mesa toma posse num momento difícil do Sistema Único de Saúde no estado. Estamos numa situação de vulnerabilidade com a saída dos 630 médicos cubanos, do programa Mais médicos. Menos de 20% dessas vagas foram preenchidas”, relatou Irene.
A diretora falou ainda sobre a grave crise enfrentada na área da saúde devido à falta de repasse do Tesouro do Estado aos hospitais e as prefeituras do interior numa dívida que já passa dos R$ 600 milhões.

Fonte: Com informação do CES-RS