20 de janeiro: homenagem às farmacêuticas e aos farmacêuticos !

As datas comemorativas são momentos de homenagens, mas também de reivindicações e valorização das conquistas.

Enquanto o profissional está trabalhando, no seu exercício diário de cuidar das pessoas, o Sindifars atua na proteção e ampliação dos direitos desses colegas, pela valorização enquanto categoria, lutando por melhores condições de vida e trabalho.

Importante destacar que temos dito vitórias coletivas: desde o trabalho dos colegas que ganha visibilidade para a sociedade à conquistas de ser a única categoria no RS com piso salarial definido em convenção coletiva de trabalho.

Mas de certo ainda temos muito a ser conquistado para de fato valorizarmos o trabalho farmacêutico. Na nossa pauta do dia está: a busca de piso definido em lei; o reconhecimento pelo pagamento do adicional de insalubridade, como por exemplo ações contra empresas; dentre tantas outras agendas. Porém queremos destacar três pautas do momento: pelo fim da escala 6×1; a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$5000,00; e proteção das vidas e dos direitos trabalhistas nas emergências climáticas.

Temos a certeza que poderemos dar materialidade às reivindicações das farmacêuticas e dos farmacêuticos com unidade para dentro da categoria e para com demais trabalhadoras e trabalhadores.

Neste ano de 2025 em que o Sindifars comemora 50 anos,  reafirmamos o nosso compromisso de lutar, todos os dias, pela valorização do trabalho farmacêutico! De se manter  na resistência às medidas que retiram ou flexibilizam os nossos direitos, bem como alterações legislativas que atendem os interesses mercadológicos.

Também convidamos a todas as pessoas assistirem, ao vivo ou posteriormente, a entrevista com a farmacêutica Célia Chaves, diretora do Sindifars, no Psi por aí, no dia 20/01/25 às 11h, sobre: Estamos anestesiando nossos sentimentos com medicamentos?

Estes são alguns dos exemplos de homenagearmos as farmacêuticas e os farmacêuticos, que tem o seu fazer na defesa das vidas e que são essenciais para a construção de dias melhores a todas as pessoas.

Sindifars, cuidando de quem cuida!