Assinado Termo Aditivo 2024/2025 Sindifars e Sindihospa

Sindihospa é o sindicato patronal que representa os hospitais e clínicas em Porto Alegre. O Sindifars tem convenção coletiva de trabalho em vigência com este sindicato, vigência 2023/2025.

Mas passada as negociações do Sindihospa com a categoria majoritária e enfermeiros, que tem suas datas bases antes dos farmacêuticos, este sindicato patronal procurou o Sindifars e após rodada de negociação, levamos para assembleia dos farmacêuticos, ocorrida em 26/09/2024,aprovou a proposta de aditivo 2024/2025, nos seguintes termos:

1, piso salarial: R$ 5.480,85 (cinco mil quatrocentos e oitenta reais e oitenta e cinco centavos), para jornada de 220h horas mensais, podendo ser fixado por hora, respeitada a mesma proporção, a partir da folha de pagamento de outubro/24.

2, reajuste salarial correspondente ao INPC integral de agosto/2024, 4,06%, a ser efetivado na folha de pagamento de outubro, para aos que recebem acima do piso ora definido para agosto/2023.

3, incluída nova clausula de criação da Comissão Paritária, com participação de diretores do Sindifars junto ao patronal, SindisaúdeRS e Sergs com o objetivo de discutir e formular conjuntamente uma política de proteção à saúde dos trabalhadores, bem como a realização de levantamentos e estudos acerca da viabilidade de implantação ou melhoria das condições existentes em relação a auxílio-alimentação, creche e outros benefícios e condições. Esta comissão será de suma importância para construção de programas e políticas que cuidem da saúde daqueles que cuidam da saúde. Inclusive já temos a 1ª reunião agendada para este 18/10, e na pauta a proteção à saúde. Como precisamos de dados e informações convidamos os colegas que atuam na área hospitalar possam responder a duas enquetes distintas, com mesmo objeto das violências resultantes do trabalho. Não se preocupem que suas informações são sigilosas. 1º enquete o colega pode responder por este link . E também deste este outra enquete que o acesso é por este outro link.

4. manutenção de todas as demais clausulas constantes na convenção coletiva de trabalho em vigência.

5, quanto a chamada cota negocial (entenda mais aqui). Diante da importância da arrecadação financeira para a manutenção das atividades do Sindifars, os colegas em dia com a guia social e/ou sindical 2024 estarão isentos do desconto em folha de pagamento desta cota, desde pago até 30/10/2024.

Os critérios referentes ao desconto negocial constam na clausula 5ª do referido Termo Aditivo.

Sindifars, Cuidando de quem cuida!

Saiba mais sobre as enquetes citadas acima e que são de suma importância que os colegas nos respondam para que tenhamos subsídios reais para a mesa de negociação:

1, Sindifars e Diesat De setembro/2022 a março/2023, divulgamos a pesquisa desenvolvida pelo Departamento Intersindical Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat), ao qual o Sindifars está filiado desde janeiro de 2021. Finalizada a 1ª etapa, vamos dar início aos próximos passos, para a qualificação das respostas. E você é a pessoa chave para a continuidade deste processo A 2ª etapa da pesquisa irá focar sobre as formas de violência no trabalho das farmacêuticas e dos farmacêuticos. Isto porque foi possível ter o registro, na 1ª etapa da pesquisa, que 4 em cada 10 farmacêuticos informaram já ter adoecido por causa do trabalho. Sendo que 50% diz respeito ao adoecimento mental (stress ou fadiga, Síndrome de Burnout, depressão e outras doenças mentais). Então contamos com sua participação para responder esta 2ª etapa da pesquisa;

2, Pesquisa que o Sindifars participa pela Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) que tem por principal objetivo mapear detalhadamente o perfil das farmacêuticas e as violências enfrentadas por elas, a fim de desenvolver ações de prevenção e mitigação. A enquete lançada pela Fenafar e pela OIT representa mais um passo importante na luta pela igualdade e dignidade no trabalho, reafirmando o papel crucial da Fenafar na defesa dos direitos dos farmacêuticos e na construção de uma sociedade mais justa e democrática. Responda esta pesquisa por este link.

3, Live Fenafar 09/10/2024, youtube