Dizem que o Sindifars é fraco! Mentem pra dividir a categoria!
Todo e qualquer sindicato não é uma diretoria eleita, e sim a categoria! São entidades que compõem o movimento sindical e são o instrumento que estabelece limites ao lucro e transforma o trabalho em um ambiente de dignidade, opondo-se à submissão e à exploração excessiva. Uma quebra de braços que barra, em vários momentos, a exploração diária.
O Sindifars é o instrumento de resistência! Mas o Sindifars são as farmacêuticas e os farmacêuticos explorados pelo mercado de trabalho!
Com sua sede própria, no centro de Porto Alegre, reduziu a sua estrutura física e de funcionária(o)s pelo desmonte e ataques que vem sofrendo, de modo muito violento, em especial de 2017 a 2022, quando foi implementado no Brasil a reforma trabalhista, que não apenas flexibilizou direitos trabalhistas das farmacêuticas e dos farmacêuticos, mas promoveu alterações significativas no enfraquecimento drástico dos sindicatos: de sua estrutura financeira com impactos na sua atuação diária a favor do trabalho farmacêutico.
O Sindifars conta com uma funcionária advogada homologadora e assessoria jurídica especializada para atender ao farmacêutico sempre que houver necessidade.
Mas jamais esmorecemos! Farmacêuticas e farmacêuticos aguerridos, que dedicam a sua vida no enfrentamento dos interesses econômicos e políticos na busca da dignidade e melhores condições de trabalho.
O dia a dia do Sindifars está na participação em reuniões com sindicatos patronais, com empresas, no Tribunal Regional do Trabalho pela reivindicação dos direitos trabalhistas da(o)s colegas; em reuniões com outros sindicatos laborais para somar força nas negociações; no legislativo, na busca de proposições que venham garantir em lei, por exemplo piso digno, redução de jornada de trabalho; com ações coletivas contra empregadores ou porque não cumpriram os pagamentos e recolhimentos trabalhistas mas também pelo pagamento do adicional de insalubridade. E assim, por diante.
Especificamente tem uma questão em voga, que é a ausência ou baixa percentagem de aumento real. Infelizmente essa é uma realidade nacional, que depende dos processos de negociação com diferentes segmentos econômicos, devido a uma combinação de fatores, incluindo a conjuntura econômica, o enfraquecimento do movimento sindical e mudanças estruturais no mercado de trabalho.
Vale destacar a atuação do Sindifars no setor público, seja com reuniões com executivos e legislativos; seja na busca da constituição de mesas de negociação do SUS.
Colegas, ter conhecimento verdadeiro é essencial para a sua atuação profissional e cidadã! No mundo em que a desinformação permeia toda a sociedade , com as mais diversas intencionalidades.
Fique alerta! Busque as informações nos canais formais!
O Sindifars é um sindicato com 50 anos de uma trajetória ética, transparente! Na defesa do trabalho farmacêutico! Conte sempre com o Sindifars!
Convidamos para leitura:
Afirmamos que o sindicato é um avanço civilizatório!
A Pauta de Reivindicações é o início. A Norma Coletiva é a vitória!
Sindifars: entidade sindical legítima nas reivindicações trabalhistas!

