Cota Negocial: Reconhecimento a melhoria das suas condições de trabalho!

A taxa ou Cota ou Contribuição Negocial é uma arrecadação vinculada ao fechamento da negociação. Tem a sua aprovação de forma coletiva, em assembleia da categoria, com  amplo e neste fórum democrático de decisão, que subsidia o processo de negociação: desde a realização da assembleia, que aprova a pauta de reivindicações, até o fechamento da negociação propriamente dita, a qual  garante os direitos trabalhistas além dos previstos em leis vigentes.

Existe a possibilidade de oposição a este desconto em folha de pagamento. E em respeito a este direito, a norma coletiva traz o regramento em torno deste assunto, de acordo o aprovado na assembleia da categoria. Esse regramento prevê a forma e prazos após a vigência da norma coletiva de trabalho.

Observa-se que a oposição ao desconto da taxa negocial se faz necessária a cada nova negociação, que ocorre todos os anos. Isto pelo fato que o processo de negociação é contínuo. As conquistas de um ano perde a sua aplicabilidade quando finda a convenção coletiva de trabalho. Exemplo, sem negociação do sindicato não tem a obrigatoriedade do reajuste salarial.

Bem como ressaltamos, que até hoje, pelo Sindifars, a cota negocial é apenas quando e após a aplicação da norma coletiva pelas empresas, de acordo com os prazos e  períodos acordados em negociação. Se algum colega estiver sendo descontado em folha de pagamento, todo o mês, de alguma arrecadação (social e/ou sindical e/ou negocial) não é por meio das normas coletivas assinadas pelo Sindifars.

Importante você participar das assembleias, acompanhar as mídias sociais e mesmo convidamos que baixe o app do Sindifars no seu celular. De certo será do seu interesse para conhecer os seus direitos trabalhistas usufruídos pela ação efetiva do Sindifars e que perpassa pelos regramentos democráticos de oposição aprovados pela categoria farmacêutica em assembleia.

Contribuir financeiramente com o sindicato significa uma demonstração de força, união e consciência! Somamos força para as negociações e demais ações em defesa do trabalho farmacêutico. Ganha você e a categoria farmacêutica! Por isso, os colegas que pagarem a guia social e/ou sindical do ano do fechamento da norma coletiva, ficam isentos do desconto negocial em folha de pagamento.

Respeitando a autonomia e decisões individuais, esperamos superar o envio de cartas de oposição e contar com o recolhimento financeiro dos colegas farmacêuticos. A arrecadação do Sindifars é tão somente da categoria. Sem recursos financeiros não temos como cumprir prestação de serviços e cumprimentos legais obrigatórios para garantir e proteger os direitos do trabalho farmacêutico. Portanto, sem arrecadação esvazia as condições materiais do sindicato para o atendimento às demandas relacionadas ao trabalho farmacêutico.

Queremos aproveitar para informar que os colegas que compõem a diretoria do Sindifars são celetistas ou servidores públicos, atuando, dia a dia, em diferentes áreas de atuação das farmacêuticas e dos farmacêuticos.

Pedimos desculpas pela demora no retornos, pelos canais do Sindifars. Mas nossa estrutura está restrita diante das baixas arrecadações que nos é proveniente somente da categoria farmacêutica. Mesmo assim seguimos com nosso compromisso pela valorização do trabalho farmacêutico que perpassa pela garantia de receber seu reajuste salarial e usufruir direitos além dos previstos em lei.

Sindifars, cuidando de quem cuida!

Saiba Mais:

A quem interessa o enfraquecimento do Sindicato?

Compreenda sobre as diferentes arrecadações do Sindifars