Lançamento do documentário sobre os 20 anos da PNAF celebra conquistas e impacto social
O documentário “Acontece porque o Brasil tem direito: 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica” foi lançado em grande estilo durante evento em Brasília, nesta quarta-feira 27 de novembro, marcando a celebração das duas décadas dessa política pública essencial para o Sistema Único de Saúde (SUS). A obra é fruto de uma parceria entre o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos – DAF do Ministério da Saúde e o Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos.
Com gravações realizadas em diversas regiões do Brasil, a obra traz histórias emocionantes de pessoas impactadas pela Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF). Os depoimentos mostram como o acesso a medicamentos, seja para atenção básica ou para doenças raras, impacta a vidas das pessoas, reafirmando o compromisso do SUS com a saúde como um direito de todos.
O documentário celebra os 20 anos da PNAF e reafirma o papel fundamental da política na promoção da saúde e na garantia de direitos. É mais do que um registro histórico, é também uma inspiração para que continuemos defendendo e fortalecendo o SUS como patrimônio do povo brasileiro.
Um trabalho coletivo e inovador
Idealizado pelas coordenadoras do Instituto Enfar, Fernanda Manzini e Silvana Nair Leite, e pelo secretário executivo Adelir da Veiga, o documentário foi construído de forma colaborativa. O roteiro, tem a participação da Equipe da Clementina Filmes, Ana Petta, Paulo Celestino e Vandré Fernandes, também responsáveis pela montagem e direção do filme, refletindo a força do trabalho conjunto e garantindo uma produção sensível e envolvente.
O lançamento aconteceu durante a cerimônia realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde – SECTICS, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos – DAF, com a presença da Ministra da Saúde Nísia Trindade, do Secretário da SECTICS, Carlos Gadelha, do Diretor do DAF, Marco Aurélio Pereira.
O evento contou ainda com a participação de outras autoridades, como Ronald Ferreira dos Santos, (Secretaria de Participação Social da Presidência da República); Socorro Gross (OPAS), Fábio Basílio (Fenafar), Débora Melecchi (Conselho Nacional de Saúde), além de representantes de entidades e da equipe do Ministério da Saúde.