50 anos Fenafar, Pela Valorização do Trabalho Farmacêutico, do Piso Nacional e Ambientes de Trabalho Saudáveis e na defesa da Saúde Brasileira!
A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) foi fundada em 25 de outubro de 1974 por um grupo de farmacêuticas e farmacêuticos que perceberam a importância de haver uma organização nacional que representasse a categoria nos debates essenciais para a valorização do trabalho farmacêutico, para a defesa da saúde e para o avanço do país.
A Fenafar reafirma a identidade das farmacêuticas e dos farmacêuticos como trabalhadores de saúde indispensáveis para promover as ações que envolvem o medicamento – desde a sua produção até a orientação correta para o usuário sobre o seu uso racional. Essa luta sempre esteve vinculada à concepção da Saúde como direito de todos para a construção de um país menos desigual, mais soberano e desenvolvido.
E o Sindifars, desde sua fundação oficial, em 1975, passou ser filiado a Fenafar, o que muito nos orgulha e chegando a 2024 reafirmamos termos tomado a decisão certa. Porque afirmamos isto? porque a federação constrói coletivamente com seus sindicatos filiados as providências e ações necessárias nas diversas temáticas; cumpre papel decisivo no processo de debate que culminou em conquistas fundamentais para a sociedade brasileira como a constituição do Sistema Único de Saúde, a construção da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, bem como a defesa pela farmácia como estabelecimento de saúde e do trabalho farmacêutico, tanto no aspecto dos direitos, seja no setor privado como no público, e na perspectiva que esta participação ativa de agendas não é desvinculada do desenvolvimento nacional, com justiça social e soberania e que conta com o protagonismo da categoria farmacêutica junto a demais categorias, pessoas, instituições, entidades e movimentos sociais e sindicais.
A presidenta do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do RS, Debora Raymundo Melecchi manifesta “ser uma honra compor a diretoria da Fenafar, uma entidade sindical com uma trajetória pautada na ética, pela construção coletiva para a melhoria na condição de vida das pessoas com a compreensão que para isto perpassa pela atuação da categoria farmacêutica e, portanto, merece ter a valorização do seu trabalho concretizado com dignidade. E por isso oportuniza a participação e todo o apoio aos seus sindicatos filiados, como o Sindifars.”
Para diretora do Sindifars, Célia Machado Gervásio Chaves: “É com muito orgulho que posso dizer que tenho participado de 33 dos 50 anos de muitas lutas e muitas conquistas da Fenafar. Maior orgulho ainda ter sido presidente por dois mandatos de 2006 a 2012. Uma entidade que luta pelo trabalho digno para farmacêuticas e farmacêuticos, mas também luta em defesa da democracia, da justiça social e de condições dignas de vida para toda a população. Vida longa a Fenafar.”
Assista a Solenidade dos 50 anos da Fenafar
Assista vídeo institucional dos 50 anos da Fenafar
Discurso presidente Fenafar, farmacêutico Fábio Basílio
Fotos Sessão Solene em Comemoração aos 50 anos da FENAFAR
Sessão Solene em comemoração aos 50 anos da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar)
Deputada Alice Portugal e os 50 anos da Fenafar