Nota de Repúdio:  Vídeo Infantil no YouTube retrata farmacêuticos de forma pejorativa

O Sindifars apoia essa nota de repúdio da Fenafar
A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), entidade que representa os sindicatos dos farmacêuticos do Brasil, expressa seu profundo repúdio ao vídeo infantil publicado no YouTube, que retrata os farmacêuticos de maneira negativa e ofensiva.
No vídeo, um farmacêutico é representado como um “lobo mau” que distribui medicamentos falsificados e é preso pela polícia. Além disso, o vídeo sugere que a única solução para dores é procurar um médico, desvalorizando o papel essencial do farmacêutico.
Esse tipo de conteúdo é inaceitável, pois desrespeita a imagem dos profissionais dedicados à promoção da saúde e ao bem-estar da população. A disseminação de informações falsas e prejudiciais contribui para a desinformação e a desvalorização da profissão farmacêutica, influenciando negativamente tanto crianças quanto pais que consomem esse tipo de conteúdo.
A situação é ainda mais inadmissível diante da proximidade das comemorações, no dia 8 de agosto, dos 10 anos da aprovação da Lei 13.021/2014, um marco que redefiniu a farmácia como estabelecimento de saúde e não apenas um comércio.
Essa conquista é fruto de uma intensa luta dos farmacêuticos em defesa de seu papel como agentes de saúde essenciais para garantir a saúde e o bem-estar da população. A lei reconhece a farmácia e seus profissionais como integrante do Sistema Único de Saúde (SUS) e exalta a profissão. O vídeo em questão, vai na direção contaria.
Portanto, não é tolerável que uma produtora de vídeos infantis, sem conhecimento, retrate farmacêuticos de forma tão negativa. A Fenafar, aliada as demais entidades estuda medidas jurídicas cabíveis para que o vídeo seja retirado da plataforma, garantindo o devido respeito e valorização da profissão farmacêutica.
Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar)