STF muda regra do FGTS e determina correção do saldo pela inflação!

O Supremo Tribunal Federal decidiu no dia 12 de junho fixar que a correção do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) precisa garantir, no mínimo, a correção da inflação, portanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A proposta foi apresentada pela Advocacia-Geral da União (AGU), depois de acerto com centrais sindicais. A maioria da Corte seguiu o voto do ministro Flávio Dino para adotar a proposta pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Essa remuneração é feita pela sistemática que envolve: TR (taxa referencial) + 3% + distribuição de lucros do fundo. A partir de agora, essa remuneração deve garantir, ao menos, a reposição do IPCA.

O entendimento deverá valer apenas para o valor do saldo a contar dos próximos depósitos, a partir da data de publicação da ata do julgamento que deve ocorrer nos próximos dias.

Em caso de dúvidas envie sua pergunta para homologa@sindifars.com.br.