Garantir empregos e direitos aos trabalhadores do RS: mobilização fundamental

por Laura Glüer

O estado de calamidade pública no RS está preocupando e mobilizando trabalhadores, sindicatos e entidades ligadas ao direito do trabalho. Além de todas as perdas materiais e afetivas, é fundamental garantir a manutenção dos empregos e não penalizar os trabalhadores por conta dos impactos das inundações no território gaúcho.

Mesmo com todas as medidas emergenciais já anunciadas pelos governos federal e estadual – como liberação de recursos do FGTS, extensão do auxílio-desemprego e auxílio emergencial – é urgente encontrar caminhos para que todas essas famílias tenham como obter seu sustento, sem ficar na dependência exclusiva da solidariedade. Também é urgente garantir que trabalhadores não sejam assediados e prejudicados em seus direitos pelos empregadores.

Siga lendo aqui