Assinado Acordo Coletivo 2023/2024 entre Sindifars e Rede de Farmácias São João (base Sindunort)

O segmento de farmácias no Rio Grande do Sul, conforme o município que sedia o estabelecimento, é representado pelos sindicatos patronais: Sinprofar ou Fecomércio ou Sindilojas ou Sindunort.

Sindunort conseguimos assinar uma convenção coletiva de trabalho no período de 2011/2012. Mas todos os demais anos tem sido decisões de dissídio de acordo com a votação pelos desembargadores do trabalho no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Mas a rede de farmácias São João, desde 2020, aceitou a procura do Sindifars, para assinarem acordo coletivo de trabalho, nos mesmos moldes fechado com Sinprofar, para a base do Sindunort, ou seja, abrangendo os municípios de Água Santa/RS, Arvorezinha/RS, Camargo/RS, Casca/RS, Caseiros/RS, Centenário/RS, Charrua/RS, Ciríaco/RS, Coxilha/RS, David Canabarro/RS, Ernestina/RS, Estação/RS, Gentil/RS, Guabiju/RS, Ibiaçá/RS, Ibiraiaras/RS, Ibirapuitã/RS, Ipiranga do Sul/RS, Itapuca/RS, Marau/RS, Mato Castelhano/RS, Montauri/RS, Mormaço/RS, Muliterno/RS, Nicolau Vergueiro/RS, Nova Alvorada/RS, Nova Araçá/RS, Paraí/RS, Passo Fundo/RS, Pontão/RS, Ronda Alta/RS, Rondinha/RS, Sananduva/RS, Santo Antônio do Palma/RS, Santo Antônio do Planalto/RS, São Domingos do Sul/RS, São Jorge/RS, Serafina Corrêa/RS, Sertão/RS, Soledade/RS, Tapejara/RS, Tio Hugo/RS, União da Serra/RS, Vanini/RS, Vila Lângaro/RS e Vila Maria/RS.

Uma das principais vantagens deste acordo coletivo com a empresa é que se tem melhoria das condições de trabalho para essa região do Estado, desassistida de convenção coletiva de trabalho por ausência e desinteresse do sindicato patronal Sindunort.

Observa-se que este acordo é específico aos farmacêuticos que atuam na rede São João e nos municípios citados acima.

Muito importante os colegas conhecerem a íntegra do acordo coletivo, que abrange garantias econômicas mas também sociais.