Mesa de Negociação Grupo Hospitalar Conceição

Em abril deste ano, com a retomada da Mesa Nacional de Negociação do SUS (Resolução do CNS n.º 708 de 13 de março de 2023) e com a alteração na Diretoria do GHC, foi possível a retomada da Mesa de Negociação do GHC.

Para tanto os sindicatos procederam uma votação para escolha das entidades que farão parte da mesa. O Sindifars foi um dos três sindicatos mais votados, mostrando sua credibilidade entre as entidades representativas dos trabalhadores.

O primeiro assunto tratado foi a elaboração do Regimento Interno que vai disciplinar o funcionamento desta importante ferramenta em defesa dos direitos dos trabalhadores do GHC, com previsão de reuniões ordinárias mensais e extraordinárias sempre que necessárias.

Na sequência já foram objeto das reuniões seguintes (oito até o momento) os seguintes assuntos:
– Reorganização da atenção à saúde dos funcionários do GHC: Área ocupacional e área assistencial. Foi apresentada a proposta em vigor a partir de maio e já disponibilizada no portal para acesso dos trabalhadores. Neste caso solicitamos aos colegas que nos reportem se o serviço está atendendo as necessidades das pessoas da categoria.
– Plano de Cargos, Carreiras e Salários, de 31 de janeiro de 2022, enviado pela Diretoria anterior ao Ministério do Planejamento para aprovação. Os Sindicatos fizeram manifestações no sentido que como está o plano não garante a possibilidade de progressão. Neste sentido houve a promessa de retorno do mesmo para avaliação. Solicitamos que os colegas que indiquem o que entendem que deva ser alterado.
– Acordo Coletivo do Banco de Horas – num primeiro momento foi acordada a prorrogação por 60 dias para possibilitar a discussão com os trabalhadores. E na sequência teve a renovação por mais dois anos, com vigência até 30 de abril de 2025.
– Acordo Coletivo Vale Alimentação – depois de muita luta dos sindicatos para que houvesse o descongelamento do valor, inalterado nos últimos seis anos, enfim conseguimos que o Ministério do Planejamento aprovasse um reajuste de 37,08%, com reposição da inflação no período, passando dos R$ 385,00 para R$ 527,76.
– Levantamento do quantitativo das sanções e apresentação do fluxo de recursos para sanções – já está aberta a possibilidade de trabalhadores que tenham sofrido sanções e queiram apresentar recurso.
–  Alterações no Regulamento de Pessoal, está sendo revisto por um grupo de trabalho e as propostas de alteração apresentadas na Mesa na última reunião.

Grupo de Trabalho Assédio
Da mesma forma que para a Mesa de Negociação, fomos indicados para compor um Grupo de Trabalho para propor uma política de enfrentamento ao assédio no ambiente do GHC.

Estamos já na fase final de elaboração de um texto que será levado a mesa de negociação para avaliação pelo conjunto de sindicatos.

Colegas farmacêuticos que atuam no GHC, se tiverem alguma atual situação ou tenham informações sobre as pautas citadas acima, procure o Sindifars, enviando e- mail para sindifars@sindifars.com.br. Seu nome não será exposto. Serão informações de conhecimento interno da diretoria do Sindifars para nossa atuação nas negociações com GHC.