Sindifars em Ação: Presença no Congresso Nacional

A Conferencia Livre acesso a medicamentos em defesa da vida, realizada dia 18 de abril, em Brasília, promovida pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos com apoio da Fiocruz, do CNS, da Opas e da Fenafar foi mais uma atividade do projeto Integra, preparatória a 17 CNS.
O evento contou com duas mesas de debates com participação de gestores, pesquisadores, trabalhadores e usuários do SUS.
Após o rico debate houve a votação das propostas que serão encaminhadas a 17ª  CNS e a eleição de 3 delegados(as) já que a conferência contou com mais de 250 participantes entre presenciais e remotos de mais de vinte estados brasileiros, de todas as regiões do país.
O Sindifars esteve representado por integrantes de sua diretoria: Célia Chaves, Debora Melecchi, Gabriel Loss e Masurquede Coimbra.
Célia, que também é da Coordenação Executiva do  Integra, manifestou sua satisfação em ver a realização de mais um evento exitoso do projeto, e da contribuição que poderá oferecer aos debates na temática do acesso a medicamentos em defesa da vida para a 17ª CNS, através das propostas aprovadas e da participação de três qualificado(a)s delegado(a)s.
No dia 19 de abril, os representantes do Sindifars realizaram visita a 14 deputados e deputadas federais, da bancada gaúcha. Na ocasião fizeram a entrega da Carta do 9º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica e de documento contendo os projetos de interesse da categoria farmacêutica e da saúde de nossa população. Além disso, reforçaram a solicitação de adesão a Frente Parlamentar em defesa da Assistência Farmacêutica, de autoria da nossa colega farmacêutica Alice Portugal, deputada do PCdoB da Bahia.
Gabriel destaca que sobre as pautas da categoria, o Sindifars reafirmou aos deputados e deputadas a importância da aprovação do piso nacional do profissional farmacêutico, que já tramita na Câmara, e da contrariedade em relação à venda de medicamentos em supermercados. “A  receptividade dos parlamentares foi muito boa, com o compromisso de apoio, por parte de diversos/as parlamentares, em torno das pautas apresentadas.”
Debora observa mais uma agenda do Sindifars pela valorização concreta do trabalho dos farmacêuticos, que perpassa pela persistência em se ter um piso salarial em lei para a categoria como pela defesa das políticas da ciência,tecnologia, assistência farmacêutica e vigilância em saúde, as quais as farmacêuticas e os farmacêuticos atuam efetivamente no atendimento das necessidades sociais a partir de suas competências técnicas.
Convidamos os colegas para que contatem os deputados federais e peçam seus apoios às reivindicações da categoria.
Deputado Heitor Schuch (PSB RS)
Deputada Daiana Santos (PCdoB RS)
Deputado Federal Busato (União Brasil RS)
Deputada Maria do Rosário (PT RS), 2ª Secretaria da Mesa Diretora