Dia Mundial da Saúde 2023 – Saúde para todos

O Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, marca o 75º aniversário da Organização Mundial da Saúde (OMS). Saúde para todos é o tema de este ano!

O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948 e a cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Além de focar na jornada para alcançar Saúde para Todos, que é o tema deste ano, a OMS celebrará seu 75º aniversário sob o tema 75 anos melhorando a saúde pública.

Até 2030, reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos.

Agora vale celebrar que no Brasil, no processo de redemocratização do país em 88, conquistamos a maior política inclusiva: o Sistema Único de Saúde (SUS), que promove justiça social atendendo a todas as pessoas. E os farmacêuticos participam ativamente na consolidação deste grandioso sistema dedicando seus conhecimentos em diversas áreas tais como assistência farmacêutica, vigilâncias sanitária e epidemiológica, farmácia hospitalar, manipulação de oncológicos e nutrição parenteral, bem como em compras e armazenamento, dispensação de medicamentos, dentre outras áreas.

Afirmamos que o SUS pode ser um grande impulsionador para o desenvolvimento, de geração de emprego e renda, que demanda grande quantidade de força de trabalho para a produção de bens e serviços.

Mas não basta ampliar o acesso e melhorar as condições de saúde! se faz necessário aumentar a capacidade produtiva da força de trabalho nacional, com valorização concreta aos que levam saúde e melhor qualidade de vida para as pessoas.

A saúde tem uma dimensão interpessoal do cuidado que jamais permitirá sua automatização. Por mais máquinas que haja não haverá produção do cuidado sem o trabalhador de saúde, que mais que curar deve cuidar daqueles que necessitam tecnologias para a melhoria de sua saúde e de vida.

Somos mais de 230 mil farmacêuticos no Brasil. A profissão dos farmacêuticos atua nos setores dos serviços ao comércio e juntamente aos demais trabalhadores e trabalhadoras, com qualificação e especialização adequados são cruciais para concretizar a saúde e o sistema de produção e de inovação como indissociáveis de desenvolvimento do país.

Para tanto é fundamental materializar o alinhamento da política setorial às políticas sociais, com respeito aos direitos trabalhistas, no setor público como no privado, e com financiamento justo e sustentável.

Assim, reafirmamos nossa disposição em seguir disputando os espaços para a garantia de um piso salarial em Lei; pelo pagamento do adicional de insalubridade, quando prestado o atendimento às pessoas, como aplicação de vacinas ou realização de testes; a liberação para capacitação. Dentre outros.

Farmacêuticas e farmacêuticos uni-vos pela construção de dias mais justos e saudáveis para todas as pessoas, em que nos incluímos como trabalhadoras e trabalhadores!

Opas