Dia Internacional das Mulheres: momento de reflexão e de empenho coletivo!

O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, foi instituído pelas Nações Unidas, em 1975, que  simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

Numa categoria em que as mulheres representam em torno de 70%, as farmacêuticas sofrem todas formas de violência: diferenciação salarial, dificuldades de ascensão profissional em cargos de poder, proibição do direito de amamentar, assédio moral e sexual, o preconceito simplesmente por ser mulher, dentre outros.

Neste sentido, queremos reafirmar nossa indignação a qualquer tipo de preconceito às mulheres, como por exemplo quando engravidam. Ou mesmo nossa reivindicação, independente da empresa, termos a garantia de 180 dias de licença-maternidade. Mas muito mais que isso: o respeito pelo recebimento a salários iguais aos homens, quando na mesma função e jornada de trabalho e termos garantido lugar nos diferentes espaços decisórios.

De certo, os anseios das farmacêuticas são os mais diversos e somos sabedouras que são muitos os desafios. Como sabemos que “os que se movem, constroem a História!”, será a participação efetiva das farmacêuticas e dos farmacêuticos, organizados no sindicato, que seguiremos na busca por avanços na legislação ou mesmo garantindo conquista de direitos na negociação coletiva.