Dia 25 de setembro: Pela valorização do trabalho farmacêutico!

O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia.

Mais um momento para ser destacada a importância dos farmacêuticos na defesa das vidas ao atender as necessidades das pessoas, da pesquisa, do diagnóstico à dispensação de medicamentos.

E nesta data, como momento de mais uma oportunidade para dar visibilidade aos trabalho dos farmacêuticos, reafirmamos que a categoria é crucial para concretizar a ciência, a saúde, mas também o sistema de produção e de inovação, inclusive sob o ponto de vista como indissociáveis do desenvolvimento do país. Em especial neste momento que enfrentamos a Covid19. 

Mas o nosso trabalho precisa ser valorizado! Reivindicamos salários dignos, pagamento pelos serviços farmacêuticos e do adicional de insalubridade, condições dignas de trabalho, que perpassa pela entrega de EPI ‘s adequadas e em quantidades suficientes, bem como infraestruturas corretas para o desenvolvimento de nossas funções.

A busca pela conquista desses pleitos trabalhistas é uma prerrogativa legal única dos sindicatos, através da organização da categoria e participação efetiva dos colegas, nas assembleias e demais agendas. E nesta trajetória pela valorização do trabalho farmacêutico são muito bem vindos os que quiserem se somar conosco.

Até porque os desafios não têm sido pequenos. Na prática temos vivenciado uma avalanche de alterações ou propostas ou novas legislações que materializam a retirada de direitos, engessam e proíbem reajustes, dificultam o reconhecimento dos espaços insalubres, dentre outros. 

Assim, os farmacêuticos que atuam no Rio Grande do Sul, exigem respeito, tanto no setor público como no privado! E reafirmam disposição para seguirem firmes por dias melhores.

Sindifars, cuidando de quem cuida!