CESRS, expressão da democracia participativa

Em 1990, o Brasil teve aprovado duas leis fundamentais na saúde: a lei nº 8080, que cria o Sistema Único de Saúde (SUS) e a lei nº 8142, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do SUS. É o controle social, em cada esfera de governo, se organiza nas conferências de saúde e nos conselhos de saúde.

O Sindifars, ao longo dos seus 45 anos, sempre se fez presente nas instâncias do controle social, contribuindo com os debates, apreciação das políticas públicas, apresentando a política de assistência farmacêutica, destacando o trabalho farmacêutico e ecoando as decisões coletivas.

Por três distintas oportunidades, o Sindifars esteve na mesa diretora do CES RS: a diretora Célia Chaves, de 2012/2014, foi vice-presidente e de 2014/2016 assumiu a condição de presidente. E a diretora Irene Prazeres, compôs a mesa diretora de 2018/2020 e coordena a Comissão de Assistência Farmacêutica.

Há poucos dias, tomou posse a próxima gestão diretora do Conselho Estadual de Saúde (CES), com Claudio Augustin, presidente, e Inara Ruas, vice-presidente, aos quais desejamos força, coragem e que contem com as conselheiras estaduais de saúde, representando o Sindifars, na defesa do SUS, por um financiamento público e sustentável e para, juntos, ecoarmos a voz do controle social no estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Sindifars