Negociações com segmento comércio varejista

Passada a data base (agosto) dos farmacêuticos no Rio Grande do Sul, ainda não temos normas coletivas em vigência para o segmento das farmácias privadas.

No Estado, existem basicamente três sindicatos patronais que representam as farmácias privadas: Sindunort (região de Passo Fundo), Sindilojas (Três Passos) e Sinprofar (demais municípios gaúchos).
E para cada um destes sindicatos, temos situações distintas em andamento.

Com Sindunort, o último dissídio, ou seja, definido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), findou em 31/07/2018. Diante do não sucesso em negociação com o Sindunort, o Sindifars segue ajuizando dissídio e o TRT agendou para 01º/10/2020 uma audiência virtual. Nesta data, o patronal se fez representado por um advogado que manifestou não ter ocorrido assembleia do patronal e ficou de levar as demandas do Sindifars para nova audiência no tribunal, pré agendada para 09/12/2020.

Com Sinprofar já ocorreram duas reuniões, mas seguem as negociações.

E o Sindilojas tem tido a conduta de assinar após o fechamento da convenção coletiva com Sinprofar.

Vale destacar que o Sindifars negocia tendo por base as reivindicações aprovadas pela assembleia dos farmacêuticos e por avanços e garantias de direitos pela valorização do trabalho dos farmacêuticos, que sempre foi a essência de funcionamento das farmácias, e que se destacam neste momento de pandemia.

É natural as empresas, mesmo sem ter sido assinada a convenção coletiva de trabalho, repassar o reajuste, em geral do INPC integral, que em agosto de 2020 foi de 2,69%. Isso se dá pelos mais diferentes motivos e interesses patronais, dentre eles o fato de evitar o acúmulo de percentual retroativo a data base.

O Sindifars, como de praxe, não medirá esforços para conquistar direitos e respeito aos farmacêuticos.

E você já conhece o aplicativo do Sindifars? Você pode baixar no seu aparelho celular e ter as informações e serviços na palma da mão.