Entenda a negociação com Sindunort

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do RS (Sindifars) vem informar sobre as negociações coletivas com Sindunort.

Sindunort é um sindicato patronal que representa farmácias nos municípios do Rio Grande do Sul: Camargo, Casca, Coxilha, Ernestina, Gentil, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Nicolau Vergueiro, Passo Fundo, Pontão, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Serafina Corrêa, Sertão, Vanini e Vila Maria.

Toda vez que a diretoria do Sindifars vai até Passo Fundo, se busca agenda de reuniões com este sindicato patronal. Na pauta, a busca da assinatura de uma convenção coletiva de trabalho nos patamares, de no mínimo, idêntico com o que temos em convenção coletiva de trabalho com Sinprofar (que representa farmácias em demais municípios gaúchos, exceto na cidade de Três Passos).

Na ausência de retorno positivo por parte do Sindunort, o Sindifars busca outras alternativas para que pelo menos o reajuste salarial possa ser repassado aos farmacêuticos que atuam nas farmácias nos municípios da base do Sidunort.

Esta alternativa se dá em ajuizamento de dissídio junto ao Tribunal Regional do Trabalho, o que temos feito desde 2011. Mesmo no período de mediação, prévia ao julgamento, o Sindunort não tem comparecido ao chamamento do tribunal.

Destaca-se que o Sindunort não vem assinando convenção coletiva sequer com sindicato dos comerciários, que representa os atendentes de farmácia.

Para os farmacêuticos, o último dissídio julgado pelos desembargadores do trabalho foi da vigência de 01º/8/2017 a 31/7/2018.

Para o período de 01º/08/2018 a 31/07/2019 o processo já está concluso para julgamento, mas ainda o tribunal não apresentou data para votação. E para o período de 01º/08/2019 a 31/07/2020, o Sindifars, no tempo hábil, garantindo a data base de agosto, já protocolou o assunto no Tribunal e agora aguarda retorno.

Quando ocorre o julgamento do dissídio, a assessoria jurídica do Sindifars faz sustentação oral, ou seja, a defesa verbal de todas as reivindicações da categoria e que constam no processo.

A direção