Sindifars participa de atividade autogestionada da 16ª CNS

A Escola Nacional dos Farmacêuticos, com apoio da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e em conjunto com o Comitê Nacional para promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) realizou no dia 6 de agosto atividade autogestionada como parte integrante da 16ª Conferencia Nacional de Saúde, que ocorreu em Brasilia de 4 a 7 de agosto de 2019.

Acesso a medicamentos no SUS, um direito constitucional, abordou aspectos do investimento em ciência e tecnologia e como atender a necessidade das pessoas, questionando o público presente ao evento sobre o papel dos diversos setores da sociedade na garantia do direito constitucional de ter acesso aos medicamentos.

À diretora do Sindifars e da Fenafar e membro do CNPURM, Célia Chaves, coube a tarefa de apresentar aos presentes a carta do Rio de Janeiro com As propostas para a saúde brasileira: Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica, resultado dos debates do 8º Seminário Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, realizado em 10 e 11 de dezembro de 2018, após dez etapas regionais preparatórias, que no conjunto precederam e subsidiaram a etapa nacional da 16ª CNS.

A atividade contou com um público diversificado e qualificado do controle social que proporcionou um interessante debate sobre o tema, ressaltando a pertinência de sua realização no âmbito da maior atividade do controle social da saúde do mundo, a Conferencia Nacional de Saúde do Brasil.

Fonte: Fenafar