Sindifars participa de debate sobre greve e situação dos hospitais gaúchos

No último dia 14/3, o Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars) participou de debate sobre a greve e a situação dos hospitais gaúchos, na plenária do Conselho Estadual de Saúde (CES). A presidente do Sindifars, Debora Melecchi, representou o sindicato no encontro e aproveitou a ocasião para afirmar que saúde de qualidade perpassa pela valorização do trabalho.

Para contextualizar que essa realidade não tem sido cumprida citou alguns casos recentes:

– Santa Casa de Rio Grande, atraso desde outubro/18, parcelamentos salários, não recolhimento FGTS / não cumprimento CCT;

– Pelotas: falta de materiais básicos – estavam há uma semana sem fazer hemograma;

– Greve de farmacêuticos em Pelotas, 30% setor em funcionamento (reivindicação com atendimento à população)

Debora apontou como uma possível solução para melhorar o problema a reforma tributária. Defendeu que privatização não é solução, tendo em vista que não qualifica o atendimento. Falou ainda sobre o aumento da corrupção, verificada ano passado no Gamp, ampliação da precariedade do trabalho, ampliação do adoecimento dos trabalhadores, casos como de depressão. Por fim, pediu mais transparência dos empregadores e união dos trabalhadores.

Na reunião, o Controle Social e Movimentos Sindicais fizeram denúncia sobre: financiamento; 40% orçamento da União vai para pagar dívida do Estado, enquanto que apenas 4% vai para saúde; orçamento de saúde para 2019 sequer repõe a inflação de 2018.