Sindifars participa da mesa de negociação do SUS em Pelotas

O Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul tem participado das mesas de negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pelotas, como já foi divulgado algumas vezes nas redes e no site da entidade. “Essa é uma mesa de negociação implantada há um ano, mas que agora começa tomar organicidade para seu funcionamento”, explica a presidente do Sindifars, Debora Melecchi.

A diretora explica ainda que as mesas de negociação do SUS são uma grande vitória dos trabalhadores, oportunizando a construção coletiva e a busca da valorização do trabalho, como instrumento de fortalecimento do SUS.

O primeiro ato concreto da mesa foi a organização de um seminário, realizado nesta terça-feira (11/9). O foco da programação: a importância da negociação. Também, discutiu-se através de um levantamento quais as pautas importantes para os trabalhadores que devem ter destaque na mesa.

O seminário contou com a participação de convidados com longa trajetória no tema, como Stenio Dias Pinto Rodrigues, que atuou no Grupo Hospitalar Conceição e Departamento de Auditoria do SUS (DENASUS RS); Elisabete Silva, secretária executiva Mesa Bettim/MG; e Cláudio Augustin, presidente do Conselho Estadual de Saúde. A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e a secretária de saúde, Ana Costa, estiveram presentes no seminário e afirmaram o compromisso da gestão do município em manter a mesa. O coletivo da bancada dos trabalhadores se manterá participando da mesa e exigindo que se materialize os acordos a favor dos trabalhadores.

Os sindicatos dos trabalhadores destacaram diversas questões como assédio moral, jornada 30 horas/semanal, agravamento da saúde mental, dentre outros, os quais serão pautados na mesa.

“O Sindifars tem solicitado aos colegas farmacêuticos que atuam nos serviços públicos de Pelotas que enviem seus nomes e e-mails para estreitarmos a nossa comunicação interna”, relatou Debora.