As receitas caseiras de álcool gel

Em plena pandemia de coronavirus, falta álcool gel em todo o país, e muitas receitas caseiras do produto estão sendo divulgadas nas redes sociais.

Alertamos que esta prática é perigosa: tem risco de intoxicação por etanol; de explosão, incêndios e/ou queimaduras; ter efeito contrário da higienização; pode ser produzido algo que pode não ter um efeito desejado.

O álcool 70 possui a mesma ação antisséptica sobre microrganismos, como vírus e bactérias. A formulação líquida é destinada especialmente para antissepsia de superfícies, e a formulação gel para antissepsia da pele (mãos, antebraço, etc).

O álcool gel 70% deve ser utilizado pela população em geral somente se não houver como lavar as mãos com água e sabão! Pois o mais simples e efetivo é lavar as mãos com água e sabão. O álcool 70% é uma opção para quem não tiver como fazer a limpeza das mãos, para quem vai cuidar de alguém, teve contato com superfícies ou até quando vai almoçar.  

A principal recomendação é a lavagem das mãos com água e sabão. É preciso lavar entre os dedos, embaixo das unhas, nos pulsos, a parte de frente e de trás das mãos. Em caso de uso de acessórios, como relógios, pulseiras e anéis, é preciso retirar para essa higienização.

Para o ambiente doméstico ou de trabalho, vários produtos de limpeza para superfícies têm capacidades desinfetantes. O álcool 70 também é efetivo, pode colocar em frascos com spray e usar em superfícies. 

Não fique em dúvida. Procure o farmacêutico!