DestaquesSindifars e as Informações que fazem a diferença no Seu Dia a DiaÚltimas Notícias

20/01/26: Questionários que dão voz às farmacêuticas e aos farmacêuticos!

Desde 2022 o Sindifars passou a intensificar a disponibilidade de questionários para as farmacêuticas e os farmacêuticos que atuam no RS objetivando obter dados para orientar estratégias de atuação, qualificar o diálogo institucional e fortalecer processos de negociação coletiva, políticas públicas e iniciativas voltadas à proteção do trabalho. Sem participação, não há diagnóstico preciso; sem diagnóstico, não há avanço.

As informações obtidas até fim de 2025 oportunizou o Sindifars a incluir nas convenções coletivas com segmento hospitais e clínicas de POA, varejistas e atacadistas o monitoramento e tomada de providências quanto aos assédios nos locais do trabalho. Nos permitem repassar aos órgãos de fiscalização do trabalho informações concretas das condições de trabalho em que estão submetida(o)s a(o) farmacêutica(o)s. Dentre outras providências.

Estas questões são tão importantes e relevantes para a valorização do trabalho farmacêutico que passamos a contar com espaço fixo no site do Sindifars: Sua resposta fortalece o trabalho farmacêutico.

A participação das farmacêuticas e dos farmacêuticos nos questionários institucionais é fundamental para o fortalecimento do trabalho farmacêutico. Responder aos questionários é um ato de compromisso com a categoria e com a construção coletiva de um trabalho farmacêutico mais valorizado, reconhecido e protegido.

Participe! É a seu favor! É a favor da categoria! E contamos com seu apoio para compartilhar as informações desta divulgação aos colegas de trabalho.

São diferentes questionários que devem ser acessados pela(o)s farmacêutica(o)s aqui.

Todos importantes e com diferentes enfoques. Os questionários são: Perfil e Condições de Trabalho das Farmacêuticas e dos Farmacêuticos que atuam no Rio Grande do Sul e Assédio Moral e Sexual e outras formas de violência nos ambientes trabalho. Mas também disponibilizamos Mapeamento da situação farmacêutica(o)s com contratação terceirizada/quarteirizada no RS e um canal de denúncia anônima. Disponíveis https://sindifars.com.br/category/sua-resposta-fortalece-o-trabalho-farmaceutico-participe/.

E também fazemos o pedido aos colegas que pediram demissão ou foram demitidos enviem seus termos rescisórios para homologa@sindifars.com.br. Inicialmente para revisão dos cálculos. Em 2º lugar, como uma forma de monitoramento do Sindifars nas práticas concretas dos empregadores.

Observamos que nenhum(a) colega é exposto por suas respostas. O principal objetivo é a busca ativa de informações sobre a realidade das farmacêuticas e dos farmacêuticos nos seus locais de trabalho, seja no setor privado como público, independente da sua área de atuação profissional.

Em caso de dúvidas, retorne para sindifars@sindifars.com.br.

Sindifars, cuidando do trabalho farmacêutico!