Dignidade e Respeito: A Luta Antirracista na Categoria Farmacêutica!
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003,[1] como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011.[2] Foi oficializado feriado nacional em 21 de dezembro de 2023.[3]
Esta data, além de honrar as lutas do povo negro, a data serve como um convite à reflexão sobre a identidade do Brasil e para a promoção da igualdade racial. O mês da Consciência Negra é um dia voltado à reflexão social sobre as condições da população negra no Brasil. É um dia de luta e mobilização social, para denunciar o racismo. E principalmente para mostrar que com unidade e luta é possível combater as mais diversas formas de violências que passam pela discriminação, a sub-representação na política e nos espaços de poder, e principalmente no dia a dia da vida das pessoas.
Acreditamos que o papel do Sindifars e da(o)s farmacêutica(o)s, na luta antirracista, deve ser o de assumir o compromisso social com agendas cidadãs pautadas na erradicação de todas as formas de intolerância, discriminação e violação de direitos humanos para a construção de uma sociedade mais justa. Isto seja na perspectiva de respeito às farmacêuticas e aos farmacêuticos negros; seja na ótica que na atuação profissional a categoria farmacêutica precisa atuar com ética e respeito a todas as pessoas; seja na compreensão que só iremos superar quaisquer tipos de discriminação, como a racial, se nos unirmos amplamente as diferentes ações que dialogam com os nossos princípios.
O Combate ao Racismo deve ocorrer a partir de uma visão estratégica de elevar ainda mais o antirracismo como parte constituinte e destacada de um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, compreendendo-a como uma necessidade imperiosa para o avanço nacional e a emancipação social.
Não há democracia sem a inclusão da população negra! “Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista” (filósofa, escritora, professora e ativista estadunidense Angela Davis).
Na área farmacêutica temos diversos exemplos de profissionais negros que se destacam pelo seu compromisso, determinação e competência.
O Sindifars abraça e valoriza toda a categoria farmacêutica no RS, e neste momento, em especial as farmacêuticas e os farmacêuticos negros. E em nome destes convidamos a todas as pessoas para somarmos força social e política antirracista, alicerçada em valores democráticos e com igualdade de oportunidades.
Referências
- Brasil (9 de janeiro de 2003). «LEI Nº 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003.». Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Consultado em 17 de novembro de 2022
- Brasil (10 de novembro de 2011). «LEI Nº 12.519, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2011.». www.planalto.gov.br. Consultado em 17 de novembro de 2022
- «LEI Nº 14.759, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2023». Planalto. gov.br. 21 de dezembro de 2023. Consultado em 11 de novembro de 2024
Veja também:
CTBRS – https://www.instagram.com/p/DRRoBP9DDW7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
ENFAR – https://www.instagram.com/p/DRRi7cPCLZ6/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=NTc4MTIwNjQ2YQ==
Fenafar – https://www.instagram.com/p/DRRpywfD6hw/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

