Mudanças no cuidado farmacêutico. O que impactará em você e em sua saúde?

Com as novas diretrizes da Portaria GM/MS n.° 4.379, de 14 de junho de 2024, o Ministério da Saúde quer garantir um atendimento mais seguro, eficiente e acessível para todos.

O Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/MS) publicou no dia 14/06 a Portaria nº 4.379 que altera a Portaria de Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do com o objetivo estabelecer as Diretrizes Nacionais do Cuidado Farmacêutico no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A portaria define o cuidado farmacêutico como um modelo de prática profissional realizado por farmacêuticos, de forma integrada com as equipes de saúde, direcionado ao usuário, à família e à comunidade.

Este modelo visa ao uso seguro e racional de medicamentos e à obtenção dos melhores resultados em saúde. As atividades envolvem processos técnico-pedagógicos e clínico-assistenciais, desenvolvidos no contexto da atenção à saúde.

De acordo com a portaria, o cuidado farmacêutico no SUS deve ser pautado pelos seguintes princípios: Universalidade, integralidade e equidade; cuidado centrado na pessoa; segurança do paciente; interprofissionalidade; saúde baseada em evidências; ética profissional; e gestão estratégica.

Saiba mais em saude.gov/saude

#SUS #MinistériodaSaúde #CuidadoFarmacêutico #DAF20anos #PNAF20anos

 

Fonte 1

Fonte 2