O Futuro é Agora!
De 18 a 20 de junho, o Sindifars e DAF/UFRGS participaram da 17ª Edição do Farmapolis, que homenageou a farmacêutica Clair Castilhos, que na sua trajetória foi a coordenadora da 1ª Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, em 2003.

Crédito: Josemar Sehnem/Marcos Smania
A programação reuniu mesas redondas e mini cursos: da dispensação aos cuidados farmacêuticos; pelo fim da escala 6×1 e pela redução da jornada de trabalho; impactos e desafios na saúde digital e da própria Política Nacional de Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Também várias agendas em torno do Fórum da Educação Farmacêutica e da reorganização da Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia.

Crédito: Leonardo Pinto Prezzi

Crédito: Leonardo Pinto Prezzi

Crédito Ana Rita Cruz Konlechner
Foram três dias e uma intensa programação que resultou na carta de Florianópolis!(https://fenafar.org.br/2026/06/20/compromissos-pela-saude-plenaria-final-do-farmapolis-brasil-2026-aprova-a-carta-de-florianopolis/)
A 17ª Edição do Farmapolis findou, mas o nosso compromisso técnico e político a favor do trabalho farmacêutico e da nossa categoria se une a luta a todas as categorias e segue na construção de agendas que dêem materialidade as necessidades da(o)s profissionais, da sociedade brasileira e do Brasil.
“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence” (Che Guevara), transmitindo uma mensagem de otimismo, resistência e transformação.
Sindifars, cuidando do trabalho farmacêutico!
Vídeo – https://youtu.be/JZxaJmr1N00
