CASP marca para 25 de novembro a votação do Piso Salarial Nacional dos Farmacêuticos
A luta pelo piso salarial nacional dos farmacêuticos avança mais uma etapa importante. A Comissão de Administração e Serviço Público (CASP) da Câmara dos Deputados marcou para terça-feira, 25 de novembro, a votação do PL 1559/2021, que institui o piso de R$ 6.500,00 para profissionais farmacêuticos em todo o país.
A votação será decisiva para que o projeto avance rumo à aprovação, representando um passo fundamental na valorização da categoria, na justiça salarial e no fortalecimento do cuidado em saúde.
Esse avanço ocorre após uma série de articulações da Fenafar, que intensificou sua atuação em Brasília nas últimas semanas para garantir que a tramitação do projeto não fosse interrompida.
Como resultado dessas mobilizações, a Fenafar obteve do relator da matéria na CASP o compromisso de apresentar e defender o voto favorável ao piso. O parecer foi protocolado no fim de outubro, destacando a relevância social, sanitária e estratégica do trabalho farmacêutico, e afirmando que a instituição de um piso nacional é medida justa, necessária e fundamental para corrigir desigualdades e fortalecer o atendimento à população.
Em seguida, já em novembro, as ações da federação resultaram também no compromisso do presidente da CASP de incluir o PL 1559/2021 na pauta. Compromisso esse que se concretiza agora com a definição da data de votação na semana que vem.
A Fenafar avalia que esses movimentos representam avanços concretos na defesa do piso salarial e reforçam que a mobilização dos farmacêuticos de todo o país seguirá sendo determinante nesta reta final da tramitação.
O Sindifars e a Fenafar convidam a(o)s colegas farmacêutica(o)s apoiem o PL nº1559/2021, que propõem piso salarial de R$ 6,5 mil mensais. E convidem parentes e amigos a votarem favoravelmente por este link.

