DestaquesÚltimas Notícias

Raia divulga pagamento do adicional de insalubridade após ingresso ação judicial do Sindifars!

Somente com ação ativa e articulada sindical e unidade da categoria se obtém êxito nas diferentes demandas legítimas por respeito e melhoria nas condições de trabalho.

A busca pela proteção da saúde (com exigências da disponibilidade de EPI’s corretas e em quantidades suficientes) e a materialidade do pagamento do adicional de insalubridade, para as farmacêuticas e os farmacêuticos, não é de hoje! No caso do Sindifars já obtivemos diferentes êxitos, como para farmacêuticos que atuam no setor farmácia de hospitais, e não recebiam nenhum pagamento desta rubrica.

Pauta que nos últimos 10-12 anos ganhou relevância também para colegas que atuam nas farmácias e, em especial, a(o)s prestam serviços farmacêuticos.

E o Sindifars sempre atento e, com apoio e orientação da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), e da sua assessoria jurídica (escritório Paese) também passou ingressar com ações coletivas em nome de todos os farmacêuticos que atuam nas farmácias.

Estas ações coletivas ocorrem por empregador. No campo da farmácia temos ações em tramitação contra Raia, Pague Menos e São João.

No caso da ação Sindifars contra Raia, nosso processo está no Tribunal regional do Trabalho seguindo para a próxima instância, o Tribunal Superior do Trabalho. Ainda em 2024, o Sindifars publicou a vitória da juíza ter acatado as conclusões do laudo pericial.

Observa-se que a empresa Raia, após as atuações dos sindicatos dos farmacêuticos, como do RS, fez a divulgação do pagamento do adicional de insalubridade, mas, até este momento, não informou quando de fato concretizará esta sua responsabilidade.

Estamos diante de uma “enorme quebra de braço”, mas em que o Sindifars não recua, por ser uma atuação legítima a favor de quem presta serviço a população, colocando-se em risco para salvar vidas.

Sigamos confiantes nessa conquista. A medida de novas informações faremos nova publicidade.

Sindifars, 50 anos cuidando do trabalho farmacêutico!

Processo Pague Menos , Processo no TST

Processo São João, Processo em fase inicial

Ações Trabalhistas em Tramitação pelo Sindifars

Fenafar