DestaquesÚltimas Notícias

Assinada CCT 2025/2027 com Hospitais Filantrópicos RS

As negociações com os sindicatos patronais que representam os hospitais filantrópicos no RS (regiões organizadas, regiões inorganizadas e Porto Alegre) temos obtido êxito pelo fato do Sindifars manter unidade com demais sindicatos laborais (como Sergs) e ter dito o protagonismo em solicitar mediação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), que tem cumprido papel estratégico no processo de mediação.

Um exemplo recente foi o abono indenizatório,  para as farmacêuticas e os farmacêuticos que tenham trabalhado em pelo menos 1 (um) período entre 2019 e 2024 e tenham recebido o reajuste salarial anual em data posterior à data-base, sem garantia de retroatividade.

Após a realização da assembleia da(o)s colegas que atuam nos hospitais filantrópicos tanto de aprovação da pauta de reivindicações 2025 como de apreciação e aprovação da proposta firmada para os próximos dois anos, o Sindifars assinou a convenção coletiva de trabalho com SindiberfRS, excetuando a região do Vale dos Sinos, com avanços de direitos aos previstos em lei federal. Observamos que a CCT com região do Vale dos Sinos está pendente de assinatura, até este momento.

Destacamos:

  • piso salarial, para 220h/mensais, variando de R$ 5.167,45 a 4.223,64.
  • reajuste salarial de 5,32% (INPC integral da data base maio) pago na folha de agosto/25, juntamente com a diferença salarial relativa ao mês de julho/25.
  • quinquênio correspondente a 5% (cinco por cento) do salário base.
  • apoio a capacitação de acordo com a localidade do hospital.
  • estabilidade provisória antes da aposentadoria no caso estar faltando 18 (dezoito) meses ou menos.
  • cota negocial, uma única parcela no ano, com o desconto de responsabilidade do empregador, a ocorrer na folha de pagamento de outubro/25 no valor correspondente a 1 dia do salário base de cada farmacêutica(o), após o reajuste salarial. Colegas em dia com pagamento da guia sindical e/ou social do Sindifars ficam isenta(o)s deste desconto. E mesmo com a compreensão de que contribuir financeiramente com o sindicato é uma demonstração de força, união e consciência, em que ganha cada farmacêutica(o) mas também a categoria, o respeito democrático do Sindifars está na possibilidade da apresentação da carta de oposição, no prazo de 26/08 a 04/09 através do preenchimento do formulário google forms.
  • licença para acompanhamento de filha(o)/idosa(o) terá direito a dispensa equivalente ao total de 1 (uma) carga horária diária de trabalho por mês, sem prejuízo da sua remuneração, cumprindo a entrega de documentos listados na norma coletiva.
  • E muito mais.

Colegas, muito importante conhecerem a íntegra da convenção coletiva de trabalho. São seus direitos que precisam ser cumpridos por seu empregador. No caso de dúvida, envie e-mail para homologa@sindifars.com.br.

Sindifars, 50 anos cuidando o trabalho farmacêutico!

 

Notícia TRT4