O Sindifars se manifesta contrário à possibilidade de adiamento da NR 1.
O Sindifars manifesta a sua preocupação com a sinalização de adiamento da vigência da nova redação da Norma Regulamentadora nº 1 – NR 1, que trata dos fatores psicossociais relacionados ao trabalho e cuja entrada em vigor está prevista para o próximo dia 26 de maio.
A nova atualização inclui, pela primeira vez, a identificação de riscos psicossociais no ambiente de trabalho, no texto da NR-01, melhorando a promoção de ambientes de trabalhos seguros e sadios. Dentre os riscos estão o assédio moral e sexual.
O assunto das violências no trabalho tem sido pauta para o Sindifars. Disponibilizamos duas enquetes, em que contamos com a participação das farmacêuticas e dos farmacêuticos, e que podem ser acessadas pelos link’s: https://forms.gle/9JnfPi7gLsY2B73m9 e https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfifH532TCZFLX_FpK-NeK_CXyEFg1oE1Q1HCVq9HBUqzIaaw/viewform.
Também o Sindifars obteve êxito em incluir, nas convenções de trabalho, com o sindicato patronal Sinprofar e Sindihospa, clausula sobre o acompanhamento e produção de documentos conjuntos como instrumentos para reduzir os assédios nos locais de trabalho.
Se faz urgente que as empresas iniciem a prevenção a fatores de riscos psicossociais, diante do aumento de casos dessa natureza. De acordo com o Observatório Segurança e Saúde no Trabalho (Smartlab):
- no ano de 2024 foram concedidos 461,8 mil concessões de benefício previdenciário – auxílio – doença (B31) – saúde mental.
- no ano de 2024, para a categoria farmacêutica, nacionalmente, o registro de causas de afastamento associadas à saúde mental, conforme CID 10:66,7% por reação ao stress grave e transtorno de adaptação; 39,5% de outros transtornos ansiosos; 33,3% por episódios depressivos.
- especificamente no que se refere à saúde mental, as ocupações mais frequentemente vitimadas por afastamentos do tipo acidentário (B91) e não acidentário (B31), registrou-se, de 2012 a 2024, 18,8% de afastamentos de farmacêuticos que atuam no comércio varejista, no Brasil.
Um panorama que comprova a necessidade na implementação da atualização na NR 1 como medida para que as empresas, de fato, assumam sua responsabilidade na prevenção desses riscos, mas essencialmente por questão de justiça social, de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros; e de respeito aos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores, que inclui a maioria da categoria farmacêutica.
Deste modo, o Sindifars se manifesta contrário ao adiamento da NR 1. Nos manteremos junto a Fenafar na atuação firme para denunciar retrocessos, cobrar responsabilidade do Estado e das empresas, e lutar por ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e comprometidos com o bem-estar físico e emocional das farmacêuticas e dos farmacêuticos.
Sindifars, cuidando de quem cuida!
Saiba Mais:
Atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) entrará em vigor em 25 de maio de 2025.
Guia Fatores de Riscos Psicossociais MTE