Decretado Calamidade Pública no RS

Foi publicado em 01º/05/2024 o Decreto Nº 57.596 que declara estado de calamidade pública no território do Estado do Rio Grande do Sul afetado pelos eventos climáticos de chuvas intensas, COBRADE 1.3.2.1.4, ocorridos no período de 24 de abril a 1 o de maio de 2024.
A situação no estado é muito grave! Muito possivelmente uma das piores tragédias climáticas vivenciadas no RS. A cada momento são registrados mais óbitos e pessoas desaparecidas.

Nos municípios mais afetados, as farmacêuticas e os farmacêuticos  que não conseguirem chegar até o trabalho possivelmente terão as faltas abonadas em função da calamidade pública. Mas podem ocorrer casos em que ocorrerão descontos ou mesmo outras situações, após passar este momento crítico.

O Sindifars se coloca a disposição dos colegas que podem enviar e-mail para sindifars@sindifars.com.br, para que possamos analisar a situação individual e, a partir disto, tomarmos as providências possíveis e cabíveis.

Este é mais um momento que exige solidariedade. Por isso o Sindifars reproduz notícia que a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Porto Alegre está arrecadando doações para ajudar pessoas que foram prejudicadas pelas recentes tempestades que assolam a capital Gaúcha. São aceitas doações em dinheiro, alimentos não perecíveis, colchões, toalhas, roupas e produtos de higiene. Os itens podem ser entregues no saguão principal da Câmara, na avenida Loureiro da Silva 255. Caso a doação seja em dinheiro, aceitam PIX via chave e-mail: sobrenosbr@gmail.com. Para mais informações, ligue para a Procuradoria da Mulher pelo número de telefone 51 8908-3072. @feuantunes / CMPA. https://www.instagram.com/p/C6eBvYsuQM3/?igsh=MXBrdmNpNGYyamIyMA==

ORIENTAÇÂO DA  SESRS sobre doações de medicamentos*: As doações podem ser feitas por organizações não governamentais (ONGs), laboratórios farmacêuticos, distribuidoras de medicamentos e municípios. Não são aceitas, neste momento, doações de pessoas físicas. A medida evita o acúmulo indevido de remédios que não estejam sendo utilizados ou que não estejam em condições de uso. Os itens para doação devem ser informados pelo e-mail doacoes-medicamentos@saude.rs.gov.br, especificando quantidade, apresentação, lote e validade (que deve ser superior a três meses). Os municípios interessados em doar medicamentos devem acessar a lista de disponibilidade de doação de medicamentos, fazer o download do arquivo, preenchê-lo e enviar por e-mail. Já os municípios que necessitam de doações devem acessar o formulário de necessidade de medicamentos do componente básico e preencher as informações necessárias, enviando depois por e-mail.
Pontos de Acolhimento em Porto Alegre: Restinga, Centro Social Padre Pedro Leonardi, Estrada Chácara do Banco,71; Ponta Grossa, Arco Clube dos Correios, Estrada Retiro da Ponta Grossa,2450; Anchieta, Acolhimento para as Ilhas, Pepsi On Stage, Avenida Severo Dullius, 1995.
Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil/RS. Você pode ajudar doando materiais higiene e limpeza, cestas básicas, agasalhos e roupas de cama. Ou pode doar qualquer valor através do PIX da CTB RS cuja chave é o CNPJ 10.545.583/0001-90.
Conselho Nacional de Saúde. Conselho Estadual de Saúde RS. A Cozinha Solidária está funcionando em Porto Alegre (RS), na Vila Barracão, Grande Cruzeiro, rua Dona Helena, nº 100, e doações podem ser feitas através do PIX: 51999726020, em nome de Mariana Dambroz, coordenadora estadual do Levante da Juventude e assessora de comunicação do CES/RS.
Convidamos os colegas a preencherem o formulário SOS Farmacêuticos no Enfrentamento às Enchentes no RS
Defesa Civil – 199
Bombeiros – 193