Negociações 2023: Sindifars não para um dia na defesa do trabalho farmacêutico!

Muitos colegas talvez desconheçam: mas o processo de negociação é um processo burocrático, de disputa, prolongado e constante:

• burocrático:  tem-se uma série de regramentos legais que seguimos a risca para que nenhuma etapa possa vir ser questionada, em especial por empregadores. Isso requer atenção e atuação efetiva da assessoria jurídica do Sindifars, com o acompanhamento passo a passo da diretoria do nosso sindicato;
  • disputa: pelo fato que na mesa de negociação literalmente é uma “quebra de braços”. De um lado o Sindifars, firme na defesa no avanço de direitos trabalhistas dos farmacêuticos. Do outro, o patronato na defesa dos seus interesses e manutenção do seu lucro;
  • prolongado: pois requer agendamento de reunião entre o Sindifars e sindicatos patronais, o que requer ter interesse patronal e conciliação das agendas entre nós. E mesmo quando estamos com mediação no Tribunal Regional do Trabalho, de acordo com as urgências do tribunal, a agenda de reunião é adiada;
  • constante: mesmo após a assinatura da convenção ou acordo coletivo de trabalho ou quando se tem uma decisão de dissídio seguimos no monitoramento e na construção da próxima negociação.

Estas são algumas características de qualquer processo de negociação de qualquer categoria. E que no caso dos farmacêuticos se desdobra com vários sindicatos patronais de acordo com o segmento econômico, base de abrangência patronal, datas bases distintas, dentre outros.

Elementos que envolvem os processos de negociação e para cada um existe momento distinto; portanto não é um processo automático e de garantia da totalidade das reivindicações da categoria, após a assembleia de aprovação da pauta do ano corrente.

Por isso convidamos que os colegas mantenham seus dados cadastrais atualizados e convidamos que baixem o app Sindifars no seu celular. Uma forma ágil de ter informações relacionadas ao trabalho farmacêutico.

À medida em que as negociações se esgotam com o sindicato patronal ou empresa, o Sindifars convoca as assembleias, que tem sido remotas, para ampliar a máxima participação dos colegas farmacêuticos.