Formação em Saúde exige prática. Não ao EAD para farmácia! Não ao EAD para Saúde!

As tecnologias vieram para ficar e são importantes! Mas o EAD está como mercadoria e  saúde não é mercadoria!

O que temos vivenciado é  flexibilização muito grande por parte do MEC, que vem legislando e incentivando o EAD, em substituição de aulas presenciais independentemente do conteúdo.

Atraídos por baixas mensalidades, os alunos dos cursos EaD – anunciados como “flexíveis” ou “semipresenciais” – frequentemente se decepcionam com a formação recebida.

Esta é uma pauta de muita importância ao Sindicato dos Farmacêuticos RS e para a Federação Nacional dos Farmacêuticos como o Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos que a anos debatem exatamente que a formação em saúde exige prática.

No dia 10/07 o Fórum Estadual de Valorização da Profissão Farmacêutica, com a participação do Sindifars, representado pela diretora tesoureira, farmacêutica Célia Chaves,  promoveram a live  Educação Farmacêutica e os Impactos do EAD, que pode ser acessada pelo link https://youtu.be/PCofl1PAjnU.

Esta live apresentou os dados sobre a situação dos cursos EAD no Rio Grande do Sul e no Brasil; discutiu a necessidade da presencialidade nas disciplinas, bem como abordou a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e os processos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação da área da saúde.

Convidamos os colegas farmacêuticos, demais trabalhadoras da saúde, estudantes, população em geral apoiarem a proposta de projeto de lei, de autoria do senador Humberto Costa, que defende o fim de cursos de graduação EAD na área de saúde e reforça a importância da presencialidade e humanização das práticas na formação em saúde. Esta proposta de lei busca encerrar a modalidade de cursos da graduação na área da saúde por EAD, entendendo que a prática e o convívio universitário são insubstituíveis para a construção de profissionais competentes da área. Almeja-se fomentar a excelência na capacitação objetivando responder as necessidades atuais (sic). Para participar basta acessar a consulta pública pelo link https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=135709.

Saiba Mais:

Parlamentares e Conselhos defendem fim do EAD na graduação em Saúde

EaD na formação em Saúde é tema de debate no Fórum Social Mundial

Ensino a distância em saúde cresce apesar de resistência do setor

Representante do CNE apoia posição do CNS sobre ensino à distância em cursos de saúde

OFENSIVA DO MERCADO PARA IMPLANTAR EAD EM CURSO DE SAÚDE É COMBATIDA POR ENTIDADES

Fenafar lança campanha contra EAD para cursos de Farmácia