Vitória para as farmacêuticas e os farmacêuticos! Laudo judicial positivo para pagamento do adicional de insalubridade!

O Sindifars está sempre atento às necessidades dos colegas, nos seus locais de trabalho. Com o olhar focado na proteção dos direitos e das vidas das farmacêuticas e dos farmacêuticos.

Dentre as pautas do dia está a reivindicação para o pagamento do adicional de insalubridade, em especial, no último período, para os colegas que prestam os serviços farmacêuticos nas farmácias.

Após uma cuidadosa análise, o escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados, que assessora o Sindifars, ingressou com uma Ação Civil Pública contra a empresa Raia/Drogasil. O processo está em tramitação desde o final do ano passado e, recentemente, foi realizada a perícia judicial. O Sindifars, juntamente com a assessora jurídica, Dra Fernanda Moralles e a perita assistente, contratada pelo sindicato, acompanhou a inspeção no local de trabalho.

O parecer técnico concluiu que os profissionais farmacêuticos que atuam nos serviços farmacêuticos (testes COVID, vacinas, entre outros) trabalham em condições insalubres.

Esse parecer positivo, realizado por perito designado pelo Juízo, deverá servir de embasamento para a decisão judicial. Assim, trata-se de uma vitória das farmacêuticas e dos farmacêuticos não apenas aos que atuam na rede de farmácias da Raia/Drogasil, mas subsidia as futuras reivindicações no pagamento do adicional de insalubridade no RS e no Brasil, por base da seriedade, fundamento técnico e respeito aos que prestam serviços às pessoas que buscam as farmácias.

O processo segue em andamento, aguardando-se a primeira decisão sobre a matéria. Se você trabalha na rede Raia/Drogasil e tiver alguma dúvida pode agendar atendimento presencial ou por telefone, nos plantões jurídicos na sede do Sindifars.

Colegas que atuam na empresa Raia/Drogasil no RS, mantenha seus dados cadastrais atualizados no Sindifars preenchendo o formulário pelo link https://sindifars.com.br/atualizacoes-cadastrais/ e acompanhem as publicações de novas atualizações no trâmite desta ação pelas mídias sociais e app do Sindifars.

Muito importante destacar que, independente do laudo positivo e de como seguirá esta ação, o Sindifars tem por premissa seguir na luta por condições adequadas de trabalho e obter do patronal toda a proteção que se faça necessária, como fornecimento dos EPI ‘s. E estas exigências ganham força e concretude com o engajamento dos colegas nesta caminhada permanente, de segurança e proteção.

Sindifars, cuidando de quem cuida!