Semana URM 2023: O papel das farmacêuticas e dos farmacêuticos

Os farmacêuticos têm a responsabilidade na conscientização do uso de medicamentos, ajudando a educar, instruir, orientando sobre a importância do seu uso, sua posologia, efeitos colaterais, reações adversas, e promovendo, assim, o uso racional.

De certo a responsabilidade de garantir o uso consciente e adequado dos medicamentos deve ser de todos os envolvidos: prescritores, pacientes e farmacêuticos.

Mas não tenhamos dúvidas de que é o papel ativo do profissional farmacêutico que se faz indispensável por ser o profissional habilitado no que se refere ao uso de medicamentos, sendo responsável pela produção, controle de qualidade, conservação, distribuição, eficácia terapêutica, acompanhamento, promoção do uso seguro e racional e sendo capacitado para instruir e promover ações em prol da saúde das pessoas.

A Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e seus sindicatos filiados, como o Sindifars, dentre suas várias campanhas de destaque sobre o papel das farmacêuticas e dos farmacêuticos, lançou: Medicamentos? Eu posso ajudar!

Muito importante a unidade com amplitude da Fenafar e seus sindicatos filiados, com demais entidades para transformar a farmácia num estabelecimento de saúde, que se transformou na Lei nº 13021/2014. Persistência de anos e ainda com muitos desafios para se concretizar efetivamente a favor das pessoas. Mas que sabemos ser possível se unirmos força e social na saúde como direito. Várias muitas agendas com parlamentares e entidades; realizamos caravana a Brasília e campanhas por todo o país para garantir esta conquista para a sociedade e para a categoria dos farmacêuticos. E seguimos firmes para que de fato a farmácia cumpra seu papel social atendendo as necessidades sociais.

Quer saber mais? Abaixo sugestões de leitura

O papel fundamental dos farmacêuticos para o Uso Racional de Medicamentos