Semana URM 2023: conhecendo alguns dos fatos históricos.
Em 1985 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu por Uso Racional de Medicamentos (URM) “quando os pacientes recebem os medicamentos apropriados para a sua situação clínica; nas doses que satisfazem as suas necessidades individuais; pelo tempo necessário e ao menor custo possível para o paciente e para a comunidade em geral.”
Em 1995 a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) lançou a Campanha Nacional Pelo Uso Correto de Medicamentos: A Saúde do povo não é brinquedo!
Mas foi em 05 de maio de 1999, que o movimento estudantil brasileiro de Farmácia idealizou e estruturou a campanha que foi realizada em todas as regiões do país para dialogar com a população alertando quanto os riscos à saúde causados pelo uso indiscriminado de medicamentos.
Em 2005, a Fenafar juntamente com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fizeram uma parceria com o objetivo de reduzir os efeitos do mau uso de medicamentos. Foram realizados 4 seminários regionais para discutir o uso racional e a propaganda de medicamentos.
Sindifars, cuidando de quem cuida!
Quer saber mais? Abaixo sugestões de leitura