Sindifars assina 2º aditivo CCT 2021/2023 com Sindihospa

O Sindihospa é o sindicato patronal que representa as clínicas e os hospitais em Porto Alegre.

Este patronal tem mantido a prática de receber o Sindifars para a negociação após assinarem convenções coletivas com SindisaúdeRS e Sergs, respectivamente, representantes da categoria majoritária e da enfermagem.

Após realização de reunião e recebermos formalmente a proposta patronal, o Sindifars convocou assembleia dos farmacêuticos que por unanimidade aprovou as condições para formalização desta negociação, que seguiu a mesma lógica assinada com demais categorias.

Observa-se que a categoria dos farmacêuticos, dentre demais trabalhadores da saúde, é a única que tem contemplada a previsão de piso e adicional de responsabilidade técnica na norma coletiva.

Destacamos deste aditivo:

• Piso : A partir de 1º/12/2022 será de R$ 4.856,43 (quatro mil oitocentos e cinquenta e seis reais, quarenta e três centavos) para jornada de 220 (duzentos e vinte) horas mensais, e a partir de 1º/05/2023,valor de R$ 5.087,43;
  • Reajuste: Aos que ganham acima do valor do piso, reajuste em duas parcelas: 5,12% (cinco vírgula doze por cento) na folha de pagamento da competência do mês de Dezembro/2022, e o percentual de 5% na folha de pagamento da competência de Maio/2023, totalizando o INPC de agosto/2022 de 10,12%;
  • Proteção à saúde das farmacêuticas e dos farmacêuticos: Com a criação de um comitê paritário específico para o fim de analisar dados, pesquisas e estudos sobre possíveis sequelas físicas e mentais decorrentes do trabalho realizado no período da pandemia, visando definir medidas a serem avaliadas e implementadas, mediante ajustes entre os convenentes, para garantir adequado atendimento de saúde aos trabalhadores.
  • Todas as demais cláusulas permanecem em vigência. Um exemplo: auxílio creche.

Observamos a importância dos colegas conhecerem a íntegra da convenção.

E conforme autorização obtida na assembleia geral extraordinária, fica autorizado o desconto em folha de pagamento, do valor correspondente a 1 (um) dia de salário básico referente ao mês de maio de 2023, de todos os seus empregados representados pelo sindicato profissional convenente, a título de quota negocial, que corresponde a uma arrecadação que subsidiou o processo de negociação e garantiu os direitos aos colegas que atuam nas clínicas e hospitais de Porto Alegre representados pelo Sindihospa.

Mas fica garantido o direito de manifestação contrária à quota negocial, que deverá ser realizado de forma individual e por escrito pelo farmacêutico, no período de 10 a 20 de abril de 2023, inclusive, por carta registrada ao SINDIFARS/RS (rua General Câmara, 406/204, Centro, Porto Alegre – CEP 90.010-230).

Sindifars, cuidando de quem cuida!