Sindifars compõe o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

No dia 27/03 as representantes do Sindicato dos Farmacêuticos do RS, Helena Cavalcanti Ransolin e Bruna Medeiros foram empossadas conselheiras do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM) para gestão 2023/2025.  A solenidade aconteceu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa/RS.

O Sindifars não poderia estar a parte deste importante espaço que é CEDM, um órgão autônomo, deliberativo, normativo, fiscalizador e responsável pela interlocução entre a sociedade civil e o Estado nas questões relativas aos direitos das mulheres, objetivando garantir o pleno exercício da cidadania.

E as mulheres são a maioria na categoria farmacêutica e que sofrem as mais diversas violências que se manifestam de várias formas e com diferentes graus de severidade. Estas formas de violência não se produzem isoladamente, mas fazem parte de uma sequência crescente de episódios, do qual o homicídio é a manifestação mais extrema. Assim, existem as violências físicas, sexuais, psicológicas, econômicas e institucionais pelo fato de serem mulheres. Ou seja, uma violência de gênero que consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, sendo uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, em que a subordinação não implica na ausência absoluta de poder.

O objetivo do Sindifars é contribuir durante este período para potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis, possibilitando a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para o poder de participação social das mulheres, garantindo que possam estar cientes sobre a luta pelos seus direitos.

O Sindifars tem participação ativa nessa luta, buscando sempre defender os direitos das mulheres farmacêuticas e a construção de uma sociedade de paz, com equidade e justiça!

Aproveitamos para parabenizar Fabiane Dutra, presidenta da União Brasileira de Mulheres/RS (UBMRS) que assumiu a presidência da CEDM. E que pode contar com o Sindifars nas pautas em defesa dos direitos e respeitos às farmacêuticas.

Convidamos as colegas farmacêuticas e os colegas farmacêuticos para dialogarmos sobre os diferentes assuntos comprometida(o)s pelas mudanças necessárias que possibilitem a transformação do desrespeito ao respeito, do injusto ao justo, das desigualdades a igualdades nas diferentes realidades. Bem como virem conhecer a Campanha da Federação Nacional dos Farmacêuticos, em que o Sindifars é filiado: Sou mulher, sou farmacêutica, tenho direitos!

E neste mesmo dia já ocorreu a 1ª reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Sigamos com mobilização coletiva!