O Sindifars apoia e participa do Controle Social do SUS: em benefício da Sociedade, das farmacêuticas e dos farmacêuticos!

Resultado da luta democrática, os novos arranjos participativos e democráticos, mobilizam a força e o pensamento da sociedade brasileira para participarem da formulação de políticas públicas com bases redistributivas e universais, com ampliação de direitos.
O Sindifars participa efetivamente no controle social do SUS, ocupando as vagas dos trabalhadores nos conselhos de saúde. Que se soma nossa contribuição na construção de propostas para a saúde, mas que passam pela ciência, tecnologia, assistência farmacêutica e a valorização do trabalho farmacêutico.
Ao defendermos uma saúde de qualidade perpassa, obrigatoriamente, o respeito aos trabalhadores, como os farmacêuticos, que tem o seu fazer para salvar vidas.
O Sindifars participou da 9aª CMS de Porto Alegre nos dias 23 a 25 de março de 2023, através de seus diretores Célia Chaves e Masurquede Coimbra.

As conferências de saúde ocorrem a cada quatro anos e são um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade, para a construção de políticas públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o ano de 2023, com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, teremos a realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde marcada de 2 a 5 de julho, em Brasília.

Na etapa municipal foi realizado um bom debate nos grupos de trabalho e na plenária final aprovadas as propostas para o município entre elas duas específicas sobre assistência farmacêutica assim como as que deverão ser encaminhadas para as esferas estadual e nacional.
Entre os principais assuntos destacamos: fim das terceirizações,  fortalecimento da Atenção Primária a Saúde e formação dos profissionais de saúde para atender as necessidades da população considerada a diversidade e garantindo a equidade.
O diretor do Sindifars, farmacêutico Masurquede, que é Conselheiro Municipal de saúde em Porto Alegre, foi eleito delegado, na condição de suplência, para a etapa estadual da 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Dentre as oportunidades que o controle social nos permite é encontrar colegas, como a farmacêutica Leonilse Guimarães e a farmacêutica Jussara Cony.
Também a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Porto Alegre contou com a participação da sanitarista e deputada federal do RS, Daiana Santos, na foto abaixo junto com o diretor Masurquede Coimbra.
Colega farmacêutico participe das instâncias do controle social e do processo da 17ª CNS. O seu conhecimento, vivência são fundamentais para o respeito a saúde das pessoas, construção de condições saudáveis e visibilidade ao nosso trabalho.
E ao participar dos conselhos de saúde e mesmo das conferências de saúde mande para sindifars@sindifars.com.br uma foto e depoimento de sua experiência neste espaço da expressão da democracia participativa para divulgarmos nas mídias sociais do Sindifars!