“Não pago o sindicato porque o valor do piso da convenção coletiva é baixo!”

Quantas vezes ouvimos essa expressão de colegas:”Não pago o sindicato porque o valor do piso da convenção coletiva é baixo! ” O que exige que possamos fazer algumas reflexões sobre o assunto.

Se você resgatar a história irá constatar que só há conquista com união! Quanto mais nos unirmos, mais força teremos para pressionar o sindicato patronal ou empresa.

O Sindicato não é uma diretoria eleita; é um instrumento legal de representação para dirimir as dificuldades e mesmo não cumprimentos provenientes das relações trabalhistas! Ou seja, tem legitimidade de representação da categoria.

Mas a representatividade da entidade se dá, essencialmente, pela participação efetiva dos farmacêuticos nas agendas promovidas pelo Sindifars e o nº de pagantes em dia.

Esses são os eixos principais que promovem a aproximação entre sindicato e categoria, numa retroalimentação, “de mão dupla”, de repasse de dados e de informações, que proporciona acúmulo e força para o enfrentamento para que os direitos conquistados não sejam perdidos e as necessidades provenientes do trabalho dos farmacêuticos sejam melhoradas, garantindo uma valorização digna aos que produzem saúde.

Então perceba que as situações não são isoladas. Você se afastando da sua participação e contribuição ao sindicato atende aos interesses do patronato, que se fortalece quanto mais desestruturado o sindicato e fragmentada a categoria! Essa fragilização permite que o poder econômico se torne ainda maior diante das reivindicações dos farmacêuticos. E precisamos exatamente inverter essa lógica! O que depende somente de cada um de nós!

Solicite sua guia social e/ou sindical 2023 para homologa@sindifars.com.br

Contribua financeiramente com o sindicato!

Participe das agendas do Sindifars!

É uma demonstração de força, união e consciência!