Comemore, Respeite, Apoie e Encoraje as Mulheres todos os dias!

As violências sofridas pelas mulheres, que inclui as farmacêuticas, se manifestam de várias formas e com diferentes graus de severidade.

Exemplo concreto é esta publicação abordando sobre aspectos das mulheres no mercado de trabalho. Dados do 3º trimestre de 2022 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, revelam que o Brasil contava com 89,6 milhões de mulheres com 14 anos ou mais, das quais 47,9 milhões faziam parte da força de trabalho. O rendimento médio real mensal das mulheres ocupadas era 21% menor do que o dos homens.

Esses são alguns dos dados apresentados pelo Dieese, neste 08/03/2023, que o Sindifars destaca outros aqui.

E como os colegas tem acompanhado pelas mídias sociais do Sindifars, com assessoria do Diesat, estamos com pesquisa do perfil dos farmacêuticos e das farmacêuticas que atuam no RS, e muito em breve daremos continuidade numa 2ª etapa para qualificar os dados e informações recolhidos até o momento, e que, o resultado parcial, foi apresentado na transmissão ao vivo, em 2022.

O que se constata é uma violência de gênero que consiste em qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, sendo uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres.

Assim, existem as violências físicas, sexuais, psicológicas, econômicas e institucionais pelo fato de serem mulheres.

Vale destacar que podemos mudar essa realidade através da mobilização coletiva, de mulheres e de homens, das farmacêuticas e dos farmacêuticos. Precisamos debater os diferentes assuntos comprometida(o)s pelas mudanças necessárias que possibilitem a transformação do desrespeito ao respeito, do injusto ao justo, das desigualdades a igualdades nas diferentes realidades.

Outro aspecto de relevância é acompanharmos a tramitação de projetos de lei positivos no Congresso Nacional, como por exemplo, Projetos do senador Paulo Paim no Senado Federal: PEC nº 19/2021* – Estabelece limites mínimos para candidaturas de cada sexo e para candidatos negros nas eleições para o poder legislativo, além de tempo de rádio, televisão e recursos públicos do fundo partidário; PL nº 1333/2021* – Determina que, quando da renovação de dois terços do Senado Federal, uma vaga seja reservada para candidaturas femininas e também a suplência; PRS nº 51/2021*- Assegura que nas audiências públicas realizadas no âmbito do Senado Federal terá a participação mínima de 25% (vinte e cinco por cento) e o máximo de 75% (setenta e cinco por cento) para pessoas de cada sexo e de cada raça; PRS nº 31/2020* – Institui o Diploma Lanceiras e Lanceiros Negros; PL nº 5404/2020*- Classifica como crime qualificado e crime hediondo o homicídio ou feminicídio praticados em razão de raça, cor ou etnia.

E hoje foi publicado no Diário Oficial da União a PORTARIA GM/MS Nº 230, DE 7 DE MARÇO DE 2023, Portaria que institui o *Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS*, que tem por objeto a criação e ampliação das condições necessárias ao exercício da equidade de gênero e raça no âmbito do SUS.

Feliz 8 de março, mais um dia de luta das mulheres.

Convidamos as farmacêuticas e farmacêuticos se somarem ao Sindifars! Vamos juntas e juntos construir dias melhores!

Assista o vídeo do Diesat com participação da diretora Célia Chaves.

Sindifars, cuidando de quem cuida!