Vitorioso 10º Congresso da Fenafar

De 04 a 06 de agosto ocorreu, em Salvador, o 10º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) a qual o Sindifars tem a honra de ser filiado.

Reunindo representantes sindicais de 20 Estados, o 10º Congresso foi híbrido. Farmacêutica(o)s delegada(o)s eleita(o)s nas assembleias dos sindicatos e mesmo convidadas e convidados participaram ativamente dos debates.

O Congresso da Fenafar é espaço máximo de exercício da democracia sindical, momento em que farmacêuticos e farmacêuticas de todo o Brasil discutem a situação política, os desafios da profissão farmacêutica, os rumos da saúde pública no país e aprovam a agenda de lutas e as resoluções que guiarão ação da Federação nos próximos 3 anos.

Com rica programação, foram debatidos diferentes temas, como a ciência, o trabalho, a assistência e a educação farmacêutica em favor das vidas. Além das mesas de debates, também ocorreu grupos de trabalho, que aprofundaram os assuntos e propuseram propostas que foram votadas na plenária final.

A palestra magna foi ministrada da deputada federal, Alice Portugal (PCdoB-BA). A parlamentar, que é farmacêutica, preside a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica na Câmara dos Deputados e é uma das construtoras, junto com as entidades farmacêuticas brasileiras das grandes batalhas que a categoria tem travado ao longo dos anos, entre as quais, a luta contra a instalação de consultórios médicos dentro de farmácias e a venda de medicamentos em supermercados.

Além disso, a Fenafar com o compromisso para com seus sindicatos filiados e com a categoria farmacêutica realizou o Fórum de Valorização do Trabalho Farmacêutico. Criado em 2013 o Fórum, que reúne as entidades farmacêuticas, já obteve grandes vitórias para a categoria, entre as quais a aprovação da Lei nº 13.021/14, alterou o modelo de farmácia no Brasil e reafirmou necessidade e obrigatoriedade da presença do profissional farmacêutico durante todo o tempo de funcionamento das farmácias. Durante a reunião, que aconteceu no dia 4 de agosto, foram apresentados e debatidos, ente outros assuntos, os projetos em tramitação no Congresso Nacional e que afetam ou são de interesse da categoria: PL nº1559/2021, que institui o Piso Nacional dos Farmacêuticos e Farmacêuticas e que foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, recentemente; PL nº 1774/2019, que autoriza a venda de medicamentos isentos de prescrição médica em supermercados e estabelecimentos similares. PL nº 4381/2021, estabelece a obrigatoriedade da inclusão do profissional farmacêuticos nas equipes do Programa de Saúde da Família. Participam da reunião do Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, além da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), os representantes dos sindicatos dos farmacêuticos, o Conselho Federal de Farmácia, (CFF) a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (Abef), e a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia (Enefar).

A convite do Sindifars, o CRFRS esteve presente no congresso da federação, representado pela colega farmacêutica, conselheira regional de farmácia e diretora secretária geral, Zelma Padilha. Esse foi mais uma oportunidade de somar forças entre as entidades farmacêuticas gaúchas a favor da categoria.(https://www.instagram.com/tv/ChA3OtloWuZ/?utm_source=ig_web_copy_link)

Ocorreu também lançamentos de livros, que os colegas podem baixar pelo link https://escoladosfarmaceuticos.org.br/publicacoes/.

E ainda o 10º Congresso elegeu a diretoria para o próximo triênio. O presidente da Fenafar passou ao farmacêutico Fábio Basílio (GO). As diretoras do Sindifars, Célia Chaves e Debora Melecchi também compõem a diretoria da federação, respectivamente nos cargos de tesoureira e 2ª vice presidente.

O farmacêutico Ronald Ferreira dos Santos, que deixou a presidência após dois mandatos a frente Federação que representa todos os farmacêuticos e farmacêuticas do Brasil, recebeu uma placa em homenagem com a frase de Bertolt Brecht. “Há homens que lutam um dia, e são bons; há homens que lutam por um ano, e são melhores;
há homens que lutam por vários anos, e são muito bons; há outros que lutam durante toda a vida, esses são imprescindíveis.“

O Sindifars agradece ao colega Ronald por sua liderança a frente da Fenafar, no último período, e de sempre acreditar e acolher a todos rumo a dias melhores.

#CongressoFenafar #Fenafar

Fonte: https://fenafar.org.br/2022/08/06/plenaria-final-da-fenafar-aprova-carta-de-salvador-e-elege-nova-diretoria/