Demissões em massa na saúde em Canoas

No último dia 03 de janeiro de 2022 o Comitê Interventor da Prefeitura de Canoas comunicou aos trabalhadores o encerramento do contrato com o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde (GAMP) no próximo dia 29 de janeiro. Comunicou ainda que a partir do dia 27 outras quatro instituições assumem os serviços de saúde no município.

Dia 4 de janeiro os trabalhadores receberam o aviso prévio com a promessa de que suas experiências e conhecimentos serão considerados na contratação pelos novos administradores, embora isto não tenha sido suficiente para tranquilizar os mais de três mil demitidos.

A própria prefeitura já prevendo dificuldade no processo rescisório solicitou mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) cuja primeira reunião ocorreu dia 12 de janeiro com a presença dos sindicatos dos trabalhadores, sendo o Sindifars representado pela diretora Célia Chaves e pelo Advogado Silvio Boff do Escritório Paese Ferreira e Advogados Associados.

Na reunião ficou acertado que a prefeitura deverá até o dia 27 de janeiro de 2022 efetuar o pagamento dos dias trabalhados para todos os trabalhadores, demitidos e os com estabilidade (gestantes e os que se encontram em licença maternidade, de saúde ou de acidente de trabalho).

Nova reunião ficou marcada para o dia 28 de janeiro, quando a prefeitura se comprometeu a apresentar a data de pagamento das verbas rescisórias.

A prefeitura ratificou que os atuais trabalhadores terão preferência na contratação pelas quatro instituições que estão assumindo e que os que tem estabilidade não serão demitidos.

Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre como se darão estes novos contratos, se terá isonomia com os atuais ou mesmo entre as quatro instituições. E ainda se todos os atuais postos de trabalho serão mantidos, ou se haverá redução ou aumento.

O Sindifars continua acompanhando o processo e está à disposição dos colegas farmacêuticos que atuam no Gamp para maiores esclarecimentos. Ou mesmo o colega pode procurar o Dr Silvio Boff, assessor jurídico do Sindifars, pelo email: sboff@paeseferreira.com.br

Sindifars, cuidando de quem cuida!